CMTU oferece capacitação sobre a coleta seletiva
Palestras visam orientar servidores quanto a separação do lixo reciclável; estocagem incorreta pode aumentar risco de dengue
A equipe de educação ambiental da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou o ano de 2011 oferecendo capacitação aos servidores municipais e apresentando a legislação que obriga a separação dos resíduos nos locais de trabalho.
As palestras visam orientar os servidores quanto à separação, estocagem e destinação dos resíduos recicláveis, produzidos nos locais de trabalho e também nas residências.
Durante toda a semana, a equipe está visitando os cemitérios da cidade, orientando os funcionários da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), pedreiros particulares e as mulheres que lavam os túmulos, sobre como proceder na destinação do lixo, que vai de resíduos de construção a restos de flores.
A gestora da coleta seletiva da CMTU, Marilys Garani, enfatizou a responsabilidade de cada cidadão com a separação do lixo, e a importância da correta estocagem. “Os materiais recicláveis, após separados, devem estar limpos, amassados e devem ser guardados em local correto” explicou.
Marilys também ressaltou a importância da correta armazenagem quanto ao perigo da dengue, já que os materiais podem servir de depósito de água, onde o mosquito pode se proliferar.
“Além disso, a equipe da CMTU ajuda na capacitação dos novos agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde quanto à forma correta da separação dos resíduos, para que eles possam também orientar a população”, contou a gestora.
Serviço
A palestra de amanhã (6) ocorre no Cemitério João XXIII, na região central, e será ministrada para servidores da Acesf, pedreiros particulares e pessoal responsável pela manutenção dos túmulos, às 9h.




