Londrix promove palestra sobre consciência científica e educação
A atividade será ministrada pelo jornalista e pesquisador Valdir Grandini, com transmissão on-line ao público

A 16º edição do Festival Literário de Londrina – Londrix promove, na terça-feira (16), às 19h45, a palestra “Literatura, ciência e aprendizado em Brecht”. A apresentação será ministrada pelo jornalista e pesquisador, Valdir Grandini. A transmissão será feita pelo canal do Londrix no YouTube. A programação de eventos on-line da atual pode ser conferida no site oficial do festival.

A palestra tem como objetivo conscientizar artistas e educadores para que possam obter uma referência importante na maneira de dizer e mostrar ciência. “O escritor Bertolt Brecht pontua que a sociedade vive em uma época científica, onde o avanço da ciência é também um avanço na consciência social. Irei debater sobre a importância de observar a ciência como amiga, na literatura e na vida”, explicou Grandini.
A diretora do Festival, Christine Vianna, complementa que a escola é uma peça importante na formação de novos leitores, mas que sozinha não assume toda a responsabilidade. “A sociedade deve ser questionada e responsabilizada a cumprir também seu papel, para que tenhamos leitores conscientes e sujeitos de sua história”, disse.
Programação – O Londrix prossegue com atividades até 22 de março, e neste sábado (13), às 19h, traz o escritor Anderson França com o tema “O Brasil da Intolerância”. Em seguida, a artista Jackie Rodrigues fala sobre os sete pecados capitais interpretando uma mulher negra, pobre, gorda, lésbica e idosa.

Já no domingo (14), às 19h, as artistas Marina Stuchi, Celina Becker e Camila Taari debatem o tema “afinal, o que nos une como mulheres?”. Haverá ainda, na segunda-feira (15), às 19h, uma palestra com a artista Maíra Oliveira Ruggi, em torno do assunto “A educação como caminho para o desenvolvimento sustentável”.
Festival Literário de Londrina – O Londrix é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora, e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.
Tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e apoio da Cultural Londrina – Inglês e Espanhol.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor de imprensa do Festival Literário de Londrina, celular disponível no N.Com pelo 3372-4188.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.Com