Cidadão

Atendimentos do PROCON-LD ao público cresceram em 2020

Somente os atendimentos eletrônicos tiveram aumento de 204,37% no último ano, com o aprimoramento dos canais virtuais durante a pandemia

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira (15), o PROCON-LD divulgou um balanço sobre os atendimentos realizados pelo órgão durante o ano de 2020, de janeiro a dezembro. O levantamento aponta que, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, houve aumento na quantidade total de serviços prestados em relação ao ano de 2019, com crescimento de 27.409 para 28.026. Dentre as demandas apresentadas, o PROCON-LD resolveu 4.372 processos, o que representa 84% do total de atendimentos prestados no último ano.

Devido às restrições geradas pela Covid-19, bem como pelo aprimoramento dos canais do PROCON-LD ao público, os atendimentos eletrônicos, por e-mail e redes sociais, cresceram substancialmente, atingindo aumento de 204,37%, em comparação com 2019. Este salto foi de 3.572 para 10.872 registros, entre consultas, orientações e mediações.

Nesse mesmo período, os atendimentos telefônicos pelo telefone 151, e demais linhas do órgão, foram ampliados em 39,17%, passando de 7.933 para 10.872 demandas atendidas. Para facilitar a comunicação com o público e manter a eficácia dos serviços, em 2020 foi implementada a opção de denúncia formalizada via e-mail, que pode ser feita a qualquer momento pelo endereço procon@londrina.pr.gov.br. O procedimento, seguindo as recomendações do PROCON-LD, deve ser feito através de preenchimento e envio de formulário e Termo de Consentimento por parte do autor da reclamação. Essas e outras informações úteis estão disponíveis na página do órgão, via Portal da Prefeitura (clique aqui).

Foto: Emerson Dias

O diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota Romero, salientou que a progressão nos atendimentos, principalmente por meio eletrônico, é satisfatória e demonstra que o órgão conseguiu se adaptar à nova realidade, além de aprimorar os serviços à distância. “Em meio a um período de grandes dificuldades e desafios, por conta da Covid-19, foi possível continuar prestando serviços de qualidade aos consumidores, pensando na garantia dos seus direitos. A grande maioria das demandas foi solucionada. E o mais importante é que o público não deixou de receber suporte para solucionar seus problemas. Nesse sentido, a internet foi elemento essencial para que pudéssemos manter a constância e o nível dos atendimentos”, destacou.

Ainda segundo Romero, os trabalhos de fiscalização a estabelecimentos, mesmo em menor volume, também continuam sendo prestados durante a pandemia. “A atuação do PROCON-LD não para. Além dos atendimentos, que até cresceram no último ano, seguimos fazendo as fiscalizações em supermercados, postos de combustíveis, farmácias, lojas e outros locais. Na última semana, começamos a enviar notificações para analisar o aumento no preço de combustíveis e estamos aguardando a prestação de informações pelos estabelecimentos. Pedimos a ajuda da população para que procurem o PROCON-LD e continuem fazendo suas reclamações”, acrescentou.

Já os atendimentos presenciais acabaram sofrendo redução de 61,56%, por conta das medidas sanitárias e de segurança necessárias para o enfrentamento à pandemia. No entanto, além dos canais virtuais disponíveis, o público continuou recebendo suporte pessoalmente, na sede do PROCON-LD, mediante agendamento de horário prévio, incluindo prestação de serviços como registro de protocolo, consultas, denúncias, dúvidas ou retorno para verificar andamento de processos.

As principais reclamações registradas no último ano referem-se aos assuntos financeiros, que respondem a 1.477 registros, incluindo atendimentos sobre banco comercial, cartão de crédito, financeiras e outros. Em seguida, aparece a área de produtos, com 1.307 registros envolvendo serviços de telefonia, vestuário, móveis para casa, entre outros.

De forma geral, os atendimentos abrangem atendimentos sobre ofertas enganosas, preço abusivo, prazo de validade, má prestação de serviço, publicidade enganosa, cobrança de taxa indevida, falha bancária em transações eletrônicas, fila bancária, lançamento não reconhecido, não pagamento de indenização, contrato não cumprido ou alterado, não entrega de produto, dentre outros assuntos.

Serviço –  Para entrar em contato com o PROCON-LD basta telefonar para 153 ou (43) 3372-4823/ 3372-4824/ 3372-4825; através do e-mail procon@londrina.pr.gov.br e ainda pela página do órgão no Facebook: https://pt-br.facebook.com/ProconLd/. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O PROCON fica na Rua Piauí, 1.117, Centro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos