ACESF inicia uso de gavetas para sepultamento no Jardim da Saudade
Objetivo é abrir espaços para as famílias que não têm condições financeiras para adquirir um terreno e jazigo permanente

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) deu início à utilização de 300 gavetas para novos sepultamentos no Cemitério Municipal Jardim da Saudade, localizado na Avenida Saul Elkind, 2.805, no Conjunto Vivi Xavier (zona norte).
O objetivo é abrir espaços para as famílias que não têm condições financeiras para adquirir um terreno e jazigo permanente. Por isso, quem fizer uso de uma dessas gavetas para sepultar familiares ou amigos precisará pagar apenas R$ 600,00 para ter o direito de utilizá-la por até três anos seguidos.
Porém, como essas unidades não são feitas para a venda, e sim para locação, os familiares precisarão encontrar um novo espaço para o sepultamento permanente, quando decorrido o prazo de três anos. Não há possibilidade de renovação da locação, sendo que a ACESF está autorizada, por lei, a exumar os restos mortais e colocá-los em ossários do município.
Segundo o diretor técnico da ACESF, Ademir Gervásio de Souza Junior, a intenção é que, no futuro, a autarquia consiga substituir as gavetas existentes nos cemitérios municipais pelo novo modelo que foi construído no Jardim da Saudade. Isso porque ele otimiza a utilização do espaço físico dos cemitérios e é de fácil e rápida construção, além de ser mais moderno e bonito. “A construção dos novos gavetários é chamada de lóculos verticais, feita com peças pré-moldadas e revestidas com granito. Ao invés de termos três gavetas sobrepostas, agora temos cinco, o que otimiza a utilização dos espaços, além de trazer um acabamento mais bonito, devido ao granito”, explicou o diretor técnico.
Além dessas novas gavetas, até o final de 2021, outras 200 devem ser construídas para acomodar adultos. No momento, outras 140, moldadas para crianças, estão em construção. A expectativa é que até o final do mês de março elas estejam prontas. Para a gaveta infantil, o valor da locação é de R$ 300,00, e o período em que o corpo pode permanecer ali é de até um ano e meio. Por meio dos lóculos verticais, os corpos são sepultados e devidamente isolados do ambiente exterior, o que impede a passagem de líquidos ou gases, ajudando a não contaminar a terra e os lençóis freáticos.
Outras informações podem ser obtidas com o diretor técnico da ACESF, Ademir Gervásio, pelo telefone (43) 3372-7850