Destaques

Prefeito inaugura horta comunitária na sede do Tiro de Guerra

Prefeito inaugura horta comunitária na sede do Tiro de Guerra  

Localizada na sede do Tiro de Guerra, a 11ª horta da gestão do prefeito Barbosa Neto beneficia as crianças e suas famílias atendidas pelo projeto Soldados da Bola

Foi inaugurada hoje (20) a 11° horta comunitária. Cultivada em uma área de 350 m2, na sede do Tiro de Guerra (Avenida Salgado Filho, 1.334), a horta conta com uma grande diversidade de hortaliças formada de mudas de alface, almeirão, rabanete, cenoura, rúcula, beterraba, cebolinha, salsinha, jiló, repolho e brócolis.

A 11ª horta comunitária conta com a parceria do Tiro de Guerra e vai beneficiar as crianças atendidas pelo projeto Soldados da Bola, que poderão levar os alimentos para casa, beneficiando, dessa forma, a saúde de toda a família.

Compareceram à inauguração o prefeito Barbosa Neto, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, o subtenente Carlos Alberto Oliveira, o subtenente Agenor Pereira Duarte Junior e o responsável pelo programa Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka. Muitas crianças que participam do projeto Soldados da Bola também estiveram presentes no evento.

O prefeito Barbosa Neto agradeceu ao tenente Oliveira pela hospitalidade e disse estar feliz ao ver a boa condição do Tiro de Guerra. “É bom ver o estado de conservação que se encontra o tiro de guerra hoje, nós temos a obrigação de zelar por esse espaço”. Barbosa Neto ainda mencionou estar feliz pelas crianças que participam do projeto e as encorajou a continuar se dedicando ao esporte praticado no Projeto Soldados da Bola, o futebol. “Não se esqueçam de uma coisa, a poucos metros daqui saíram grandes craques, saíram aqui da escolhinha do PSTC”, afirmou o prefeito.

A 11ª horta comunitária conta com a parceria do Tiro de Guerra e vai beneficiar as crianças atendidas pelo projeto Soldados da BolaBarbosa agradeceu aos parceiros, Unifil e Rotary Club, que tornaram o projeto possível e lembrou que nem todos os lugares proporcionam condições favoráveis para que projetos, como a horta comunitária, sejam desenvolvidos. “Ontem estive em Tocantins para ver um projeto do ex-presidente Lula, uma escola de tempo integral, que nos vamos ainda trazer para nossa cidade, e nessa cidade, que fica as margens do rio Tocantins, tem uma lagoa de 140 quilômetros de extensão e eles não tem condições de fazer hortas como essa. Precisam de sistema de irrigação para manter verdes os temperos da cidade de Palmas, e nós, uma das terras mais férteis do mundo, às vezes não valorizamos a terra vermelha que temos e não comemos hortaliças”, observou.  

O prefeito ainda lembrou às crianças presentes o quão importante é ter uma alimentação saudável. “Tenho três filhos lá em casa e é um sacrifício na hora de comer verduras e hortaliça. Não adianta comer salgadinhos e refrigerantes se você não consumir a carne, o arroz, o feijão e, principalmente, as verduras que tem efeito antioxidante, efeito digestivo, que ajuda a crescer e ter qualidade de vida”, disse. Barbosa Neto finalizou destacando a importância do projeto Hortas Comunitárias. “Pode ser um projeto pequeno, mas nós estamos plantando uma semente e eu tenho certeza que até o final do nosso governo muitas outras hortas comunitárias serão entregues e espalhadas pela cidade. Iremos criar uma geração mais saudável, com a participação da sociedade”, afirmou.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, lembrou a importância da chuva que caia para a horta plantada. “Que bom que está chovendo. A chuva ajuda a crescer aquele alimento maravilhoso que vocês plantaram”, disse. Marisol destacou a importância do projeto e o quanto ele ajuda no desenvolvimento das crianças. “Alimentação é uma coisa muito importante, já provei hoje aqui uma conserva de rabanete maravilhosa e todas as crianças que estavam próximas comeram. E o projeto é isso, é plantar, é se alimentar, é viver em harmonia, aprendendo o que é o corporativismo e a ter uma boa alimentação”, finalizou.

O engenheiro agrônomo, responsável pelo programa Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, disse ser uma alegria inaugurar essa horta que começou a ser pensada em agosto do ano passado e ainda mencionou que o objetivo agora é revitalizar um pomar presente no tiro de guerra. “Um pomar já velho que nós pretendemos recuperar, revitalizando o abacate, banana, jaca, goiaba, pitanga acerola, que ele nos oferece”, observou.  Hirooka também agradeceu o apoio que o prefeito tem dado ao projeto. “Gostaria de agradecer o apoio e grande força que o prefeito tem dado ao programa, que tira as crianças de uma situação de perigo e as proporciona uma alimentação saudável”, disse o engenheiro agrônomo.

O subtenente Carlos Alberto Oliveira destacou que a horta veio para incrementar o projeto desenvolvido com as crianças. “Em agosto do ano passado falei para o prefeito que faltava um elemento ao projeto, no outro dia a secretária Marisol estava aqui para fazer o reconhecimento do local.” O subtenente lembrou a importância de todas as atividades desenvolvidas pelo projeto. “As crianças desenvolvem diversas atividades educativas. O futebol foi apenas uma maneira que encontrei para chamar as crianças. Aqui nós conseguimos também desenvolver atividades na parte de informática, com um laboratório com computadores ligados em rede, as crianças recebem também instruções voltadas para o civismo e cidadania e agora a horta, onde eles vão plantar e colher, tendo uma alimentação saudável e completamente orgânica”, destacou.

Projeto Soldados da Bola

subtenente Carlos Alberto Oliveira é responsável pelo projeto Soldados da BolaO subtenente Carlos Alberto Oliveira é responsável pelo projeto Soldados da Bola, realizado no Tiro de Guerra. O projeto atende cerca de 40 crianças, de oito a 14 anos, que moram no jardim Califórnia, ou em bairros da região. Iniciado no primeiro semestre de 2010 co o apoio do Rotary Club de Londrina.

O projeto foi idealizado pelo próprio subtenente que, durante todo o ano passado, cuidou de todas as crianças sozinho. “Este ano, teremos o apoio da Unifil (Centro Universitário Filadélfia) que vai disponibilizar estagiários dos cursos de Agronomia e Educação Física para participarem do projeto”, salientou Oliveira.

Dentro do projeto, as crianças são beneficiadas com atividades esportivas, palestras e aulas de informática. “Dois dias da semana são dedicados ao esporte, no caso, o futebol, um dia para palestras e outra para informática”, explicou o subtenente. Dessa forma, quatro dias da semana eram ocupados com atividades no contraturno escolar.

“Agora, com a horta comunitária, as crianças envolvidas no projeto terão atividades durante os cinco dias da semana”, disse. O subtenente ressaltou que as crianças têm, geralmente, dificuldade em comer verduras. “Com o cultivo da horta, talvez eles passem a ver os alimentos de forma diferente, de maneira que os incentivem a se alimentar melhor”, destacou Oliveira.

A esperança do subtenente é que haja envolvimento dos pais. Ele explica ainda que, nos outros dias da semana, um funcionário do Tiro de Guerra ficará responsável pelo manejo da horta.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos