CoronavirusDestaques

Segunda dose: Prefeitura convoca população para completar o esquema vacinal contra COVID-19

Quem recebeu a primeira dose da CoronaVac há mais de 21 dias deve agendar um horário, para tomar a dose de reforço

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a COVID-19, para completarem o esquema vacinal contra o novo Coronavírus.  De acordo com os dados oficiais são 4.233 pessoas que devem tomar a segunda dose da vacina.

Para saber quem pode tomar a segunda dose, basta verificar o comprovante de vacinação que está colado na Carteira de Vacinação ou no documento entregue no ato da primeira dose. Nele, está escrito o dia em que foi feita a aplicação do imunizante e qual o laboratório responsável pela dose. Caso, o laboratório seja o Instituto Butantan/Sinovac, responsável pela CoronaVac, a pessoa deve contar de 21 a 28 dias, após a data da primeira dose para estar apta para receber a segunda dose. Por isso, quem recebeu a primeira dose da CoronaVac há mais de 21 dias, precisa agendar um horário para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal.

Isso é importante, pois a eficácia da vacina é garantida quando tomadas todas as doses. Segundo os estudos clínicos feitos pelos fabricantes das vacinas, o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda vacinação serve para estimular a produção de anticorpos no organismo humano. Por isso, como cada imunizante é feito de um modo diferente, eles seguem prazos distintos. “Todas as pessoas que tomaram a primeira dose têm a garantia que irão receber a segunda dose, porque estamos fazendo um processo separado de vacinação, justamente para que a gente consiga manter a imunização completa de cada pessoa”, explicou o secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado.

Para completar o esquema de vacinação e ficar mais protegido, o cidadão precisa agendar o dia e o horário através do site da Prefeitura de Londrina, pelo link https://www3.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/. Assim, como o feito desde o início da vacinação, quem não estiver apto para receber a dose de reforço terá o acesso ao agendamento bloqueado. Isso evita que as pessoas tomem a vacina antes do prazo correto informado pelo laboratório.  Quem não tiver acesso à internet pode buscar ajuda em qualquer escola ou creche da rede municipal de ensino.

Atualmente, há seis pontos diferentes para a vacinação. São eles: a sede do Centro de Convivência do Idoso da região norte que é o Centro de Imunização, moderno e amplo, além das Unidades Básicas de Saúde do Jardim do Sol, do Alvorada, Eldorado, Ernani Moura Lima e da Vila Casoni. Para saber os horários e endereços de funcionamento basta clicar aqui ou ligar para (43) 3372-4482.

Para receber a dose de reforço, é preciso apresentar o QR-Code do agendamento e a Carteira de Vacinação ou o Comprovante de Recebimento da primeira dose. Neles constam informações primordiais, como a data da aplicação da primeira dose e o laboratório responsável pela vacina aplicada.

Foto: Gustavo Tacaki/SMS

Em visita ao Centro de Imunização da Zona Norte, o secretário de Estado de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que era uma satisfação estar em Londrina e poder observar a organização da Prefeitura de Londrina para a vacinação contra a COVID-19. “É uma satisfação estar em Londrina. Estamos rodando o Paraná inteiro e, desde a semana passada lançamos a ideia de vacinarmos de domingo a domingo com o estoque de vacinas que houver. Aqui em Londrina essa estratégia já existe há algumas semanas e, por isso, quero cumprimentar a Autarquia de Saúde e a Prefeitura de Londrina. São equipes  experientes e preparadas para fazer a vacinação acontecer”, elogiou Beto Preto.

Foto: Gustavo Tacaki/SMS

Para o secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado,  a visita da SESA a Londrina é de extrema importância, visto que o Governo do Estado do Paraná tem contribuído, desde o início da pandemia, para o combate à proliferação do vírus e a vacinação em massa dos paranaenses. “Nossa agenda de domingo de Páscoa estava completa ontem, onde 1.900 pessoas puderam receber a vacina, que estamos aplicando de segunda a segunda, até às 23 horas, aqui no CCI Norte, além das Unidades Básicas de Saúde. A parceria do Município de Londrina com o Governo do Estado do Paraná é muito positiva. Ele tem nos ajudado em todo o processo de vacinação, por isso, é muito bom receber o secretário de Estado da Saúde aqui, tê-lo visitando a nossa cidade e incentivando os municípios a darem celeridade na campanha de vacinação”, disse Machado.

Fiocruz – As pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisam aguardar um tempo maior para poder receber a vacina de reforço.  O prazo para a liberação da segunda dose da Astrazeneca é de até 90 dias. Por isso, quem tomou a vacina da Fiocruz no dia 1º de fevereiro poderá receber o reforço até o dia 4 maio, sem que isso acarrete qualquer problema.

As duas vacinas aplicadas em Londrina, CoronaVac (Butantan) e a Astrazeneca (Fiocruz), têm a segurança comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contam com o esquema vacinal de duas doses contra a Covid-19.

Mesmo após a dose de reforço, os cuidados preventivos não devem parar. Isso porque, a imunização contra o vírus somente estará completa depois de decorridos cerca de 15 dias da administração da segunda dose. Lavar as mãos com água e sabão, ou com álcool em gel a 70%, usar máscara de proteção facial, manter o distanciamento social e evitar sair de casa, quando isso for possível, continuam sendo medidas importantíssimas para a garantia da saúde coletiva.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos