CidadãoCoronavirus

Saúde reforça importância de 5.000 cadastrados agendarem horário para vacinação

Pessoas acima de 68 anos e profissionais de saúde que se cadastraram para receber a vacina, precisam agendar um dia e horário para receber a dose contra a COVID-19; agendamento é no site da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando o pedido para que as pessoas com mais de 68 anos de idade e para que os trabalhadores e profissionais de saúde, que tiveram seus cadastros validados, agendem um horário para tomar a vacina contra o novo Coronavírus.

O cadastro e o agendamento do horário é feito pelo site da Prefeitura de Londrina, pelo link https://www3.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, desde o início da campanha de vacinação contra a COVID-19, a Prefeitura de Londrina tem se esforçado para ampliar o público vacinado na cidade. Para isso, vem utilizando a sede do Centro de Convivência do idoso da região norte como um Centro de Imunização, moderno e amplo, além das Unidades Básicas de Saúde do Jardim do Sol, do Alvorada, Eldorado, Ernani Moura Lima e da Vila Casoni. Para saber os horários e endereços de funcionamento basta clicar aqui ou ligar para (43) 3372-4482.

“Temos quase 5 mil londrinenses aptos a se vacinar. Eles já se cadastraram e tiveram o cadastro validado, mas ainda não agendaram o horário para tomar a vacina. Então, fazemos um apelo a esses idosos com mais de 68 anos e aos profissionais da saúde que fizeram o cadastro. Temos mais de 5 mil vagas disponíveis por dia, para essa semana, para a vacinação. É importante que as pessoas voltem ao site da Prefeitura e agendem o horário, para que a gente possa dar celeridade na aplicação dessas doses de vacina”, enfatizou o secretário de saúde.

Foto: Gustavo Tacaki

Durante a vacinação deste domingo de Páscoa (4), o  secretário de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Beto Preto, visitou o Centro de Imunização da Zona Norte e disse ter ficado contente com a organização que viu em Londrina. “Com a organização que vi aqui em Londrina, tenho a certeza para afirmar que Londrina e qualquer município tem capacidade de vacinar no nosso estado. No Paraná, nós temos capacidade para vacinar entre 150 a 200 mil pessoas por dia, desde que tenhamos as vacinas, porque não faltam seringas, nem agulhas, algodão, álcool, além de termos equipes capacitadas e locais organizados. Estamos aguardando que mais doses venham por parte do Ministério da Saúde e cobrando efetivamente por isso”, completou o secretário de estado da saúde.

Como agendar – Durante o agendamento, o cidadão pode escolher o dia e o local que for melhor para ele receber a vacina. Para isso, basta acessar o site da Prefeitura de Londrina. O interessado precisa inserir o número do CPF de quem vai receber a vacina. Em seguida é preciso se informar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e clicar no campo em branco e dar o “continuar”.

Abrirá uma página onde a pessoa deve escolher um dos locais disponíveis para a vacinação, que tiver vagas.  Na sequência, os dados cadastrais, como o nome completo, endereço e o CPF, devem ser preenchidos e conferidos. Se o status abaixo dos dados estiver validado, o cidadão deve clicar em “agendar”. Nessa aba, basta escolher o dia e o horário, entre aqueles que estiverem em negrito. Depois, é preciso imprimir o comprovante com QR Code e levar no dia da vacinação. Além dele, é preciso ter em mãos o documento de identidade oficial (RG ou carteira de identidade).

“A Prefeitura de Londrina tem buscado, desde o início da campanha de vacinação, ampliar o acesso das vacinas para a população, em locais que sejam adequados, que reúnam a estrutura física necessária e que respeitem todas as medidas e protocolos sanitários. Mas, precisamos contar com a participação da população para avançarmos na campanha”, completou Machado.

Foto: Gustavo Tacaki

Durante a visita do  secretário de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Beto Preto, ele pediu que os secretários municipais de saúde utilizem todo o estoque de doses das vacinas  contra a COVID-19. “Quero dizer aos secretários de saúde e prefeitos que gastem todo o estoque, que não deixem vacina parada, porque cada paranaense que recebe a vacina no braço é uma oportunidade  a mais de, eventualmente, mesmo tendo a imunização incompleta e pegar o vírus, não ter um caso grave e não precisar de um leito hospitalar na Unidade de Terapia Intensiva”, disse o secretário da SESA Paraná.

Balanço – Até o momento, a Secretaria de Saúde de Londrina vacinou 70.598 pessoas com a primeira dose e 17.915 cidadãos tomaram a segunda dose. Para Machado, esse é um número bastante expressivo de pessoas, haja visto o processo de segurança e qualidade que a Prefeitura de Londrina tem implantado no município, por meio do horário agendado.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos