Prefeito inaugura 12ª horta comunitária no 4º D.P

As 50 detentas do 4º Distrito Policial serão beneficiadas com hortaliças em seu cardápio; horta é mais uma ação desenvolvida pelo projeto “Tecendo o Futuro”
O prefeito Barbosa Neto inaugurou hoje (31) à tarde a 12ª horta comunitária de Londrina, localizada no 4º Distrito Policial (avenida Dez de Dezembro, 4.440). O programa desta vez beneficia 50 detentas com alface, salsinha, cebolinha, almeirão, chicória, brocólis, rabanete, rúcula, cenoura, quiabo, beterraba, jiló e couve.
A proposta da horta é uma parceria entre o 4º Distrito Policial, a Secretaria Municipal de Agriculta e Abastecimento e a Secretaria Municipal da Mulher, que desenvolve, com as detentas, o projeto “Tecendo o Futuro”. A horta mede 75m². Ao todo, já foram plantados 6.975 m², totalizando as doze hortas comunitárias.
Estiveram presentes na inauguração, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, o delegado do 4º Distrito Policial, José Arnaldo Peron, o delegado chefe da 10ª subdivisão policial, Márcio Vinícis Amaro, o coordenador do programa de Hortas Comunitárias, o engenheiro agrônomo, Carlos Eikiti Hirooka, e a funcionária do 4º Distrito, Silvana.
Barbosa Neto disse que, em várias frentes, o município tem procurado agir em parceria com as carceragens femininas de Londrina. “A inauguração desta horta comunitária tem um papel pedagógico, que visa à integração destas mulheres, dando oportunidade para que elas, a cada três dias trabalhados, reduza em um dia as suas penas”, destacou o prefeito.
“Além, é claro, de dar a oportunidade delas aprenderem a manusear as hortas, de levarem um alimento saudável para dentro das suas carceragens e uma possibilidade de humanização desse sistema”, completou Barbosa Neto.
De acordo com a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, a horta será mais uma ação desenvolvida pelo projeto “Tecendo o Futuro”. “A gente percebeu uma mudança imensa nas mulheres com o trabalho, melhora em termos de comportamento, interação do grupo, o próprio relacionamento entre elas e o desenvolvimento da autoestima”, pontuou Sueli.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, disse que está muito feliz na entrega de mais uma horta para a cidade. “Abastecer a vida é oferecer um alimento saudável. Quando temos um alimento saudável, nós temos mais saúde, disposição e alegria”, atentou a secretária.
O delegado do 4º Distrito Policial, José Arnaldo Peron, agradeceu o apoio da Prefeitura na implantação da horta. “Com este projeto, eu busco, com auxílio da Prefeitura, proporcionar a elas uma perspectiva de vida melhor”, disse.
O delegado chefe da 10ª subdivisão policial, Márcio Vinícis Amaro, parabenizou o trabalho da Prefeitura e disse que o projeto é uma forma das reclusas construírem novos valores.
Após a inauguração, o prefeito Barbosa Neto visitou o pátio do 4º Distrito Policial e conversou com algumas presas que estavam presentes no local.
Projeto Tecendo o Futuro
O objetivo do projeto é a intervenção junto às carceragens femininas dos Distritos Policiais de Londrina (3º e 4º DP), visando atender às principais demandas das detentas: informação e orientação para defesa de direitos, assistência à saúde e realização de atividades produtivas, com vistas à remissão de pena e à ressocialização. O público beneficiado é de aproximadamente 120 mulheres, nos dois distritos policiais.
No projeto, as detentas desenvolvem oficinas de artes plásticas, como a pintura de quadros e oficina de crochê. O 3º Distrito Policial já foi contemplado com uma horta comunitária e, hoje foi a vez do 4º Distrito ser beneficiado também.
Foto: Luiz Jacobs




