Cidade

Acesf adota medidas no combate à dengue

A Administração proíbe a entrada de qualquer tipo de vaso e convoca a população para tomar medidas contra o acúmulo de água

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) convoca proprietários de túmulos nos cemitérios da cidade para que tomem medidas no combate ao acúmulo de água, como forma de prevenir a proliferação da dengue. O Edital de convocação será publicado, hoje (10), no Jornal Oficial do Município, disponível no portal da Prefeitura de Londrina.

Além da convocação, a Acesf decretou a proibição da entrada de qualquer tipo de vaso nos cemitérios, seja de flores naturais ou artificiais. A administração abre exceção em três datas, nas quais  a população poderá levar flores naturais aos túmulos: nos dias das mães, dos pais e no feriado de finados.

Segundo a superintendente da Acef, Luciana Viçoso, a população tem três dias para adotar as medidas necessárias. “Pedimos que a população tome conta de seus túmulos, enchendo os vasos de terra, retirando a água acumulada, furando as canaletas. Caso as ações não sejam tomadas no prazo, nós, por meio da Força Tarefa, faremos.”

Luciana Viçoso afirmou que a administração não tem condições de cuidar dos 28 mil túmulos. “Por isso nós precisamos da ajuda da população. Não temos funcionários suficientes para cuidar, a cada chuva, dos túmulos, retirando a água acumulada”, ressaltou.

Essa é uma medida emergencial devida à proliferação da doença em Londrina. A Secretaria Municipal da Saúde pediu a ajuda de todas as instituições na luta contra a dengue. “Nós estamos colaborando com a saúde pública. Já detectamos, em alguns cemitérios, a presença das larvas do mosquito. Precisamos que os proprietários zelem pelos seus túmulos, já que são os responsáveis por eles”, enfatizou a superintendente.

A Acesf também está promovendo mutirões para fiscalizar os túmulos. Entre hoje e amanhã, a ação se realiza no Cemitério Padre Anchieta. No sábado, a partir das 9h, o mutirão acontecerá no Cemitério São Pedro. “Precisamos da ajuda de todos. Quem puder ajudar, participe”, solicitou  Luciana Viçoso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos