Programa da Cohab renegocia dívidas de mutuários em até 300 vezes
O valor do saldo devedor com a Companhia varia de acordo com a quantidade de prestações já pagas; limite é o valor venal do imóvel.
O mutuário em débito com a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) tem a oportunidade de participar do Programa de Renegociação de Dívidas. Iniciada em julho de 2009 e autorizada pelo Decreto Municipal nº556, a iniciativa da Companhia facilita a renegociação de prestações em atraso.
De acordo com o chefe do departamento imobiliário, Ronaldo Antunes da Silva, o montante renegociado, até agora, ultrapassa R$ 51 milhões. “Atualmente, mais de três mil famílias formalizaram os contratos de renegociação com a Cohab, enquanto cinco mil ainda têm débitos”. Mesmo com esse número de inadimplentes, o trabalho tem dado resultado favorável. “No início do programa, a inadimplência estava na casa dos 61,54%, mas, em janeiro deste ano, esse número baixou para 45,37%”, informou.
Para participar do programa, o mutuário deve efetuar uma entrada no valor da prestação mais atrasada. As parcelas da renegociação podem chegar a até 300 meses, com uma taxa de juros anuais que varia de 4,5% a 6%. Segundo Silva, a única restrição é a de que a dívida do mutuário não ultrapasse o valor do imóvel, pois, neste caso, o limite de débito será o valor de reavaliação.
Durante o processo de renegociação, todo pagamento efetuado recebe um bônus. “Existe um desconto, de acordo com o número de prestações quitadas. Porém, quanto maior a inadimplência, menor o desconto”.
O procedimento de notificação extrajudicial dos casos que ainda não estão em processo de renegociação já teve início: “os mutuários devem oportunizar a renegociação, antes que seja proposta a ação, tendo em vista que, após o seu ingresso, ela será acrescida de custas e honorários”, explica Silva, que complementa: “Sem o pagamento, o outro procedimento a ser adotado para os inadimplentes é a inclusão de seus contratos nos organismos de análise de crédito, na forma prevista em contrato”.
Vale lembrar que o cidadão tem o prazo de até 25 anos para realizar o pagamento total da dívida renegociada. Os interessados no programa devem comparecer à sede da COHAB, na Rua Pernambuco, nº 1002. Mais informações pelo telefone: 3315-2233.