Oficina capacita sobre saúde mental em Londrina
Vão participar 45 membros do Conselho Municipal de Saúde; a ação vai debater e estabelecer novas diretrizes para a área na cidade
O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Saúde da Mulher, realiza amanhã (19), das 8h às 16h, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma oficina de capacitação sobre saúde mental para os 45 conselheiros. O evento também tem o objetivo de debater e estabelecer novas diretrizes para a questão em Londrina.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Municipal de Saúde, Rosalina Batista, a proposta vem sendo discutida há dois anos. “Trabalhamos a legislação e como a sociedade deve se portar nessas situações. É importante que as pessoas tenham consciência de que a saúde mental é bem abrangente”, ressaltou.
A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender exclusivamente pessoas com transtornos graves. A primeira unidade, que funciona 24h por dia no jardim Alto da Boa Vista, região norte de Londrina, beneficia os adultos até com serviços de internação. Os outros dois locais contemplam crianças e adolescentes até 18 anos e pessoas com problemas de álcool e drogas.
A assessora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ângela Maria Lima, disse que, segundo dados do Ministério da Saúde, a estimativa é que 3% da população apresentam transtornos graves, 9% são casos leves e moderados e 6% apresentam transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.