Barbosa Neto inaugura composteira na zona rural
Projeto ensina como separar corretamente o lixo, entre orgânicos, rejeitos e recicláveis; meta é estender ação para todas as escolas municipais
Ensinar corretamente sobre a separação do lixo, entre orgânicos, rejeitos e recicláveis. Hoje (21), essa meta será ampliada para o cotidiano da Escola Municipal John Kennedy (rua Pernambuco, número 169), localizada no distrito de Guaravera. A composteira será inaugurada às 16h pelo prefeito Barbosa Neto e a secretária de Educação, Karin Sabec Viana.
Segundo a secretária, o projeto foi aplicado primeiramente para as escolas em regime integral, como acontece com a Zumbi dos Palmares e Mari Carrera Bueno. Karin Sabec ressaltou que a ação implantada também tem eficiência fora do ambiente escolar. “As crianças começam a cobrar dos pais a separação correta do lixo”, disse.
Na mesma instituição, será entregue um parque infantil com casa de bonecas, balanço com três cadeiras, dois escorregadores, um gira-gira e três cavalos de mola. Karin Sabec explicou que a Secretaria de Educação tem a meta de oferecer o mesmo aprendizado para todos os alunos da rede municipal de ensino. “Inicialmente, as instituições em tempo integral têm recebido essa medida. Porém, o ensino sobre a importância de separar corretamente o lixo não é limitado aum grupo”, apontou a secretária.
As composteiras são formadas por dois pavimentos, de 1 m² cada um. Os caixotes têm uma abertura de 5 cm entre um sarrafo e outro. Os alunos depositam resto de alimentos da merenda escolar na estrutura da composteira. Logo após, a decomposição permite que os materiais sirvam, posteriormente, como adubo.
Outra unidade do mesmo porte será inaugurada amanhã (22), às 16h, no distrito de Paiquerê, na Escola Municipal Armando de Rosário Castelo (rua Alcina Alves Camargo, sem número).