Londrina lidera geração de empregos formais no Paraná
Município está na lista das 30 cidades que mais geram empregos no país; equilíbrio da economia é o principal fator do crescimento
Depois do recorde de empregos gerados em Londrina no ano de 2010, a economia da cidade continua aquecida e Londrina está produzindo mais empregos que a maioria das cidades do Estado. De acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED), do Sistema Nacional de Empregos (SINE), em janeiro, a cidade teve um saldo positivo de 1041 novos empregos. Foram 8.250 contratações contra 7.209 demissões.
A área que mais gerou empregos em janeiro foi a de serviços, com 677 empregos, seguida pela indústria, com 218 vagas efetivadas e, em terceiro, a construção civil, com 146, totalizando 1041 novos empregos na cidade.
O saldo de janeiro ajudou Londrina a ultrapassar Curitiba, na criação de empregos formais, em termos relativos, nos últimos 12 meses. Enquanto a Capital registrou aumento de 6% e o Paraná 6,7%, Londrina chegou a 8,6% no acumulado.
O destaque do mês de janeiro foi o índice de contratações que superou em 30% ao mês de dezembro. Enquanto, no último mês de 2010, a cidade contratou 6.233 pessoas, no primeiro mês deste ano, foram 8.250 novas vagas.
De acordo com a gerente do Sine, Neiva Sefrin, o crescimento foi o segundo melhor da série, perdendo apenas para 2010. “Além de Londrina se manter entre as 30 cidades que mais geram empregos, alcançamos o terceiro lugar no ranking paranaense”, comemorou.
Para a gerente, o fator que propiciou esse crescimento foi o equilíbrio da economia. “Existe uma alternância nas áreas que se destacam, mas, no geral, a área de serviços é a que apresenta os melhores resultados”, informou.
Segundo Neiva, o foco para este ano é a qualificação da mão de obra. “Nós vamos investir na qualificação, pois passamos por um momento de grande oferta, com os mercados de trabalho e consumidor aquecidos” ressaltou.
“O município resgatou sua autoestima. Nossa previsão é que ultrapassemos o desempenho de 2010, e que, cada vez mais, pessoas sejam colocadas no mercado de trabalho, com renda, gerando um ciclo de economia equilibrado” concluiu.
Londrina bateu o recorde em 2010 de novos empregos com carteira assinada, com 12.043 vagas. Foi o maior índice já registrado do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED).
Fotos:N.com