Recursos Humanos oferece curso gratuito sobre ergonomia
Realizada a partir de 10 de maio, atividade tem o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho

Com a finalidade de prevenir a ocorrência de doenças ocupacionais e preservar a saúde dos trabalhadores, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) irá oferecer, de segunda-feira (10) até o dia 30 de junho, o curso “Aspectos de ergonomia no setor administrativo”. Realizada pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da SMRH, a atividade tem como principal público-alvo os servidores municipais, mas é aberta a todos os interessados. As inscrições para a oficina poderão ser feitas, de 10 a 31 de maio, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo (acesse aqui). Não há limite de vagas.

Durante o curso, os participantes aprenderão a utilizar corretamente o mobiliário do ambiente de trabalho, manter uma postura física adequada e fazer intervalos regulares para exercícios de alongamento, entre outros conteúdos. Além disso, receberão informações sobre algumas das principais doenças laborais e as formas de evitá-las. As aulas serão ministradas pelos engenheiros do Trabalho da DSO, Anelise Junker, Gilberto da Silva e Rodrigo Bacarin.
Todas as atividades acontecerão através da plataforma AVA, sendo que a carga total do curso é de 15 horas. As videoaulas serão previamente gravadas e os participantes poderão acessá-las no momento que considerarem mais conveniente. Além dos vídeos, a oficina consiste em materiais de apoio que incluem uma apostila e apresentações de slides, assim como a aplicação de um questionário para a avaliação final dos participantes.
De acordo com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, as abordagens trarão conteúdos teóricos e apresentarão situações práticas, visando familiarizar os servidores com medidas para a minimização ou eliminação dos riscos e agravos à saúde. “O Brasil é o país com o maior número de lesões relacionadas ao trabalho, e muitas pessoas precisam se afastar por causa de dores e problemas de saúde. Por isso, as práticas trabalhadas no curso contribuem para manter o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, tanto no ambiente profissional quanto em casa”, destacou.
A engenheira do Trabalho da DSO, Anelise Junker, explicou que, com a adoção do teletrabalho, a tendência é que aumentem os riscos potenciais à saúde dos profissionais. “Por essa razão, vamos dar dicas de como as pessoas podem adaptar seus ambientes domésticos de maneira a corrigir sua postura física e evitar riscos à saúde. Essas medidas são bastante eficazes e evitam problemas que têm se tornado cada vez mais comuns”, salientou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a engenheira do Trabalho da DSO, Anelise Junker, pelo telefone (43) 3376-2573.