Prefeito inaugura 21ª academia ao ar livre na região oeste

Projeto auxilia na continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Viver Bem, que atende 250 idosos da região; prefeitura quer inaugurar 75 academias em toda a cidade
A comunidade do jardim Bandeirantes ganhou hoje (2) mais um incentivo para a prática esportiva. Resultado de uma parceria das Secretarias Municipais do Idoso e Saúde, Sema, Obras e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), a 21º academia ao ar livre da cidade foi inaugurada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Barbosa Neto. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Saúde.
“A prefeitura fez o recape da avenida Arthur Thomas e Serra da Esperança e não tem medido esforços para beneficiar a região oeste. É importante que a comunidade se envolva no projeto e cuide da academia, garantindo sua manutenção”, pediu Barbosa Neto.
A secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, agradeceu o apoio de todas as secretarias na construção da academia e ressaltou a importância do projeto para a cidade. “Nossa meta é chegar a 75 academias inauguradas em todo o município”, adiantou.
A localização foi um dos pontos tratados com zelo pela administração municipal. Localizada entre as ruas Serra do Bedengó e Serra dos Pirineus, a academia fica perto da unidade básica do jardim Bandeirantes, em frente à Igreja Santo Antônio, local utilizado atualmente pelo Grupo Viver Bem, que atende 250 idosos do bairro e áreas próximas.
O projeto existe há três anos e funciona no salão da igreja duas vezes por semana. Os encontros acontecem às terças e quintas, das 8h às 9h. Os idosos fazem alongamento, caminhada e atividades com alguns aparelhos.
De acordo com a representante do Grupo Viver Bem, Ivone Ramos, a tendência é que mais pessoas frequentem as reuniões com a nova academia ao ar livre. “Já atendemos idosos dos jardins Sabará, São Francisco e Tókio. Sem dúvida, é mais um incentivo para o exercício físico”, abordou.
Satisfação presente também na fisionomia de Lurdes Piovezan, de 64 anos e que, há três anos, frequenta o grupo. “A academia tira a gente de casa e ajuda a fazer novas amizades. É uma prova de que a disposição e empolgação não param mesmo com o pessoal da terceira idade”, comentou a participante.
A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) disponibiliza 12 estagiários para orientar os frequentadores em 12 academias da cidade no período da manhã. Apenas quatro contam com a presença de profissionais nas duas partes do dia: Calçadão, Igapó II, praça Nishinomiya e Zerão. Como o município dispõe de 21 academias inauguradas, a FEL convocou mais nove estagiários para atender toda a demanda. Eles trabalham às segundas, quartas e sextas-feiras.
Estiveram ainda presentes no evento, o vereador Ivo de Bassi (PTN), a presidente da Associação de Moradores dos Bairros Bandeirantes, Vila Industrial e Circunvizinhos (Sabbi), Silvia Brasão, e Martha Beatriz Issa, assessora da Secretaria Municipal de Saúde, além de alguns secretários municipais.
Fotos: N.Com




