Destaques

Secretaria de Saúde capacita novos agentes de endemias

Treinamento prossegue até a próxima quarta-feira, na Supercreche; prefeitura retoma mutirões da dengue e concentra os trabalhos na região norte nesta semana

Treinamento prossegue até a próxima quarta-feira, na Supercreche; prefeitura retoma mutirões da dengue e concentra os trabalhos na região norte nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje (14) o treinamento de 80 agentes de endemias contratados com recursos do governo estadual. A capacitação acontece até quarta-feira no Centro de Educação Infantil Valéria Veronezzi (Supercreche), localizada na rua Benjamin Constant, número 800, sempre das 8h às 17h..

Os profissionais, admitidos em caráter emergencial por seis meses, completam o quadro de 230 agentes necessários para o combate à dengue em Londrina, conforme estabelece o Ministério da Saúde. No treinamento realizado nesta segunda-feira, apenas 60 compareceram à Supercreche.

Os servidores são capacitados com informações detalhadas do criadouro da dengue, em quais condições o mosquito transmissor Aedes Aegypti mais se prolifera, os sintomas da doença e como o profissional deve fazer a abordagem para que o combate seja eficiente.

E a prática começa a ser exercitada amanhã (15). A Prefeitura de Londrina retoma os mutirões da dengue e concentra os trabalhos desta semana na região norte. Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, o reforço acontece nos bairros que apresentaram maiores índices de infestação do mosquito. “Das 8h às 17h, 40 agentes estarão espalhados pelas ruas dos jardins São Jorge, João Tuquino e Vivi Xavier para orientar a população”, adiantou.

Belisário explicou que os profissionais não visitarão somente as residências dos bairros mais prejudicados. “Vamos também recolher todos os materiais que apresentaram focos do mosquito. Ao todo, seis caminhões estarão disponíveis para realizar o transporte dos entulhos”, afirmou o coordenador.

De acordo com o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai, os materiais recolhidos serão separados nas próprias casas visitadas pelo mutirão. “Faremos a triagem de todos os resíduos, facilitando os trabalhos posteriores. Aqueles que apresentarem algum rejeito serão encaminhados para a vala comum da Central de Tratamento de Resíduos (CTR). O reciclável será destinado diretamente para as cooperativas responsáveis”, argumentou.

Nadai afirmou que a CMTU comprometeu-se a apresentar todos os materiais recolhidos ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Números atualizados

A Secretaria de Saúde divulgou hoje os novos números da dengue em Londrina. O levantamento aponta que a cidade registra atualmente 1.648 casos confirmados da doença. A região leste continua como a área com maior índice de infestação, com 1.005 pessoas infectadas. Logo após vem a sul, com 202; centro com 189; norte com 142; oeste com 104 e a zona rural com apenas seis casos.

De todos os casos confirmados, a Secretaria de Saúde contabilizou 6.630 notificações. Desse número, 587 já foram descartados. Até agora, duas mortes por dengue foram confirmadas pela secretaria.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos