Destaques

Prefeito discutiu saúde com vereadores e moradores do Leonor

ReuniaoSaudeP

Durante reunião a prefeitura apresentou respostas às pontuações e reivindicações realizadas pelos moradores

O prefeito Barbosa Neto se reuniu hoje (23), em seu gabinete, com 14 vereadores, acompanhado do secretário de Gestão Pública, Marco Cito; do procurador do município, Fidélis Canguçu; a secretária municipal de Saúde, Ana Olympia e diretores; e moradores do Jardim Leonor para discutir questões ligadas à área da saúde.   

O prefeito enumerou aos presentes as diversas ações que a prefeitura vem realizando e pediu a compreensão e ajuda de todos para que progressos sejam feitos na área da saúde.

A secretária municipal de Saúde, Ana Olympia, destacou que a reunião foi importante para que a população pudesse pontuar reivindicações e melhorias. Após a reunião a secretária foi visitar a região do Leonor. “Nós vamos fazer uma visita ao jardim Leonor até para poder dar espaço para aquilo que a comunidade está trazendo de reivindicações e melhorias no atendimento, na questão de estrutura física e de equipamentos”. Ana Olympia enfatizou que, caso seja constatado a necessidade de intervenções no local, elas serão realizadas imediatamente e que o monitoramento nas unidades de saúde vem sendo realizado constantemente pela secretaria. “Nós temos feito visitas pessoalmente às unidades para ver como está o funcionamento”, disse.

A secretaria afirmou que durante a reunião foi explicado aos presentes que em nenhum momento a gestão atual considerou o fechamento da unidade do Jardim Leonor no atendimento 24 horas. “Em nenhum momento o prefeito Barbosa Neto colocou a possibilidade de se fechar a unidade no atendimento 24 horas, esse atendimento será mantido, independente da inauguração da UPA da Zona Oeste”, enfatizou.

A secretária ainda lembrou o que já foi aplicado até o momento dos projetos de lei na área da saúde. “Em relação aos agentes de endemias já foram feitas todas as ações, em relação aos postos de saúde nós já estamos chamando do concurso público. Estão sendo locados, principalmente nas unidades 16 e 24 horas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos. E estamos aguardando final do processo licitatório da contração das clinicas para os plantões médicos”, destacou a secretária da Saúde.

Para o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, a reunião com os moradores do jardim Leonor demonstrou preocupação por parte da prefeitura em solucionar os problemas apresentados. “Essas satisfações que nós estamos aqui dando revelam o interesse, a preocupação do município em resolver a situação atual”, enfatizou o secretário.

Estavam presentes na reunião o presidente da Câmara de Londrina, Gerson Arújo, o vereador Roberto Kanashiro (PSDB), o vereador Roberto , a vereadora Sandra Graça (PP), o vereador Rodrigo Gouvêa (PTN), o vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT),o vereador Roberto Fú (PDT), a vereadora Lenir de Assis (PT), o vereador Rony Alves (PTB), o vereador Marcio Almeida (PSDB), o vereador Renato Lemes (PRB), o vereador José Roque Neto (PTB), o vereador Ivo de Bassi (PTN), o vereador Jairo Tamura (PSB) e o vereador  Roberto Furtini (PCT).

Contratação de profissionais médicos

O pregão presencial para a contratação de profissionais médicos, com abertura no último dia 15, fracassou devido a participação de empresas inabilitadas no processo licitatório. Agora ocorrerá a repetição do processo licitatório, com divulgação em edital prevista para amanhã (24) e com previsão de abertura para o dia seis de abril.

“O instituto Atlântico, que foi uma das empresas participantes se negou a aceitar o prazo menor que nós oferecemos na comissão e exigiu que fosse feito prazo de oito dias úteis. Como nós já sabíamos, principalmente em relação ao índice de endividamento, que não seria possível ele ter nenhuma chance em relação à classificação, eu optei em tomar essa decisão e fracassar a licitação e repetir o procedimento”, explicou o secretário de Gestão Pública, Marco Cito.

Segundo o secretário, mesmo com a nova espera, é necessário garantir que o processo ocorra corretamente. “É melhor fazer uma nova publicação, para que outras empresas, de forma transparente possam vir e participar da disputa. Agora não mais uma única empresa pode ganhar a licitação e sim qualquer empresa que se enquadre dentro das exigências e que queira contratar com o município”, afirmou.

O secretário enfatizou que o município também espera que a contratação dos médicos ocorra rapidamente, mas que é necessária prudência quando se trata de um assunto importante, como saúde. “É evidente que a administração, junto com a população, ansiava por essa contratação, até porque existem já os recursos que são alocados, são quase R$ 10 milhões nesse processo, e justamente porque ele envolve essa quantia é que não se pode fazer uma contratação irresponsável, temos que seguir os tramites legais”, disse Cito.

O secretário enfatizou que os médicos que serão contratados irão atender as áreas mais carecem. “Essa clinica atenderia a ginecologia obstetrícia, as clinicas médicas e a pediatria. São as três especialidades que mais faltam concursos, esse é um problema nacional, e que as clinicas vão suprir essa demanda”, destacou.

Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos