Destaques

Núcleo de Ensino de Remo atende alunos do ensino integral

ColetivaRemo3P

Alunos a partir de 12 anos serão atendidos pelo projeto. A sede do Corpo de Bombeiros, às margens do Lago Igapó II, será utilizada para os treinos
 
O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (24), durante coletiva, convênio entre a prefeitura, a Confederação Brasileira de Remo (CBR) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), para a instalação de um Núcleo de Ensino de Remo (NER) no município. Participaram da assinatura do convênio, o presidente da Confederação Brasileira de Remo, Wilson Reeberg, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina – FEL, Claudemir Vilalta, e o tenente coronel, Jorge Luiz Pereira, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros do Paraná.

O Núcleo de Ensino de Remo será destinado à capacitação de instrutores de remo, iniciação esportiva e formação de atletas, objetivando o alto rendimento. Também, será implantado um projeto social de formação de cidadãos, por meio da modalidade esportiva, que atenderá alunos a partir de 12 anos da rede municipal, estadual e particular de Londrina. O projeto tem início com a participação de estudantes de educação integral.

Para a instalação do núcleo de ensino, a prefeitura disponibilizou à CBR a instalação do Corpo de Bombeiros localizada às margens do Lago Igapó II, que será utilizada para os treinos, além de dois profissionais formados em educação física e quatro estagiários. Cabe também à prefeitura, a manutenção do imóvel.

De acordo com o prefeito Barbosa Neto, o remo é um dos esportes mais bem recomendados para a saúde. “O lago é um cartão postal da cidade, temos aqui quase 1000 metros de linha reta, isso facilita muito o espelho d água para a prática do remo, que é um dos esportes mais saudáveis, mais completos que temos no mundo inteiro”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito, José Ribeiro, lembrou a importância social do projeto, já que o município atende algumas escolas de período integral.
O presidente da FEL agradeceu, ao presidente da Comissão Brasileira de Remo, Wilson Reeberg, pela escolha da cidade de Londrina para a  implantação do projeto. Vilalta disse que o Núcleo tem dois objetivos, em um primeiro momento, atender os adolescentes, especialmente, da rede pública. “Proporcionando a esses adolescentes conhecerem, desenvolverem e praticarem o remo. A partir do momento que você pratica o esporte, nós abrimos também as portas, para que novos talentos surjam”, salientou.

O segundo momento é a abertura da cidade para receber atletas de nível nacional e internacional pelo Centro de Treinamento do Remo. “Londrina colocada em evidência”, destacou, Vilalta.

A Confederação Brasileira de Remo vai oferecer capacitação aos professores de educação física do município, quatro barcos e dois remoergômetros (simuladores de remada) para a prática do esporte. Aos estudantes de educação física, a CBR também vai fornecer o credenciamento na Confederação, somando um investimento total de R$ 70 mil.
Wilson Reeberg disse que este é um momento especial para a Confederação e para ele, em particular. “Sou paranaense, nascido em Morretes e criado em Londrina. Toda a minha juventude, eu sonho em ver o Lago Igapó usado pelo esporte do remo. E esse dia finalmente chegou, graças à visão do prefeito Barbosa Neto e do empenho de autoridades esportivas do município”, observou.
“Nós vemos Londrina como celeiro de campeões, isso já foi demonstrado em vários esportes. Existe aqui uma população com o biotipo ideal para o remo”, pontuou. “. Nós esperamos que este Núcleo de Londrina atue como polo irradiador para toda região, uma vez que muitos municípios estão à beira de represas importantes, em uma distância bem módica de Londrina, possibilitando o intercâmbio esportivo entre eles”, completou o presidente.

Núcleo de Ensino de Remo atende alunos do ensino integralConvênio com o Corpo de Bombeiros
Na solenidade, o prefeito assinou o convênio com o Corpo de Bombeiros, para viabilizar a instalação do Núcleo de Ensino de Remo. O município oferecerá ao Corpo de Bombeiros um novo local, já que a sede atual do Posto Igapó II será utilizada para a instalação do Núcleo.
O Corpo de Bombeiros ganhará da prefeitura um novo terreno para a sede, na mesma região do Lago Igapó II. A construção será viabilizada, através do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros. Como condição, a sede atual do Corpo de Bombeiros deverá ser desocupada até o dia 30 de abril.

De acordo com o tenente coronel, Jorge Luiz Pereira, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros do Paraná, o espaço atual do Corpo de Bombeiros encontra-se limitado. “Não posso realmente fazer qualquer tipo de ampliação, qualquer tipo de obra, em razão dos impedimentos legais”, observou.

“Nós fomos a favor da troca de lugar, em razão  da área  cedida ser favorável ao corpo de bombeiros. Pela localização estratégica, em que ela está, neste momento, muito melhor que a atual”, esclareceu o tenente coronel.

Ele explicou que, na atual sede, há uma demanda muito grande de ciclistas e de pedestres, o que por um lado é bom porque o Corpo de Bombeiros está presente. “Mas tem a contrapartida: você não pode estar saindo frequentemente com o caminhão, em razão da possibilidade de um atropelamento, ou até mesmo da interrupção do lazer da população londrinense”, observou.

Como explicado pelo prefeito Barbosa Neto, o novo espaço para o Corpo de Bombeiros dará mais facilidade ao deslocamento das viaturas. “Chegando cada vez mais rápido e salvando vidas”, destacou.

Além disso, a atual sede do Corpo de Bombeiros terá um espaço para banheiros públicos. “A CMTU, a Guarda Municipal a própria FEL vão utilizar esse espaço. Nós esperamos que o Clube de Canoagem possa vir para cá, também”,explicou Barbosa Neto.

Circuito Nacional de Remo
Reeberg aproveitou a solenidade, para dar mais uma boa notícia para Londrina. “A Petrobrás nos pediu para organizar um Circuito Nacional de Remo, e nós estamos incluindo Londrina nesse circuito. E, se a empresa, que é a patrocinadora da Confederação, apoiar essa ideia, talvez, ainda este ano, tenhamos aqui uma grande competição e esperamos repetir indefinitivamente”, anunciou o presidente.

Ele explicou que a Petrobrás vai patrocinar o circuito e que o desejo é que saia do eixo Rio – São Paulo.  “Então, a primeira coisa que veio na nossa cabeça foi Londrina. Nós acreditamos que uma regata aqui no Lago Igapó vai chamar muita atenção, que é um esporte plasticamente muito bonito, em um local nobre. Acho que tem tudo para dar certo”, destacou Reeberg.

O presidente pontuou, ainda, que o Lago Igapó está sendo subutilizado, em termos esportivos. “Remo e canoagem são esportes que se amoldam perfeitamente ao local”, salientou.

Fotos:Luiz Jabobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos