Projeto une educação ambiental com teatro no CAIC

Projeto Cena Ambiental percorre 40 cidades do Sul e Sudeste do Brasil até o final do ano
O projeto Cena Ambiental une atividade cultural com educação ambiental, direcionado especialmente para o público infantil. Os privilegiados desta sexta-feira (25) são os 750 alunos da Escola Municipal Mari Carrera Bueno, do CAIC da região oeste, localizado na rua José Boralli, 325, jardim Santa Rita.
Os estudantes assistiram a apresentação nesta manhã e tem duas sessões programadas para a tarde, às 13h30 e às 15h15. O Cena Ambiental percorre diversos estados do Brasil ensinando como cuidar corretamente do meio ambiente. Para entreter as crianças, o projeto conta com um ônibus montado especialmente com estrutura de iluminação e som, além de duas televisões. O palco é o lugar usado pelos artistas para ensinar como a educação ambiental tem influência direta no cotidiano dos alunos.
A ideia de trazer o projeto para Londrina foi possível graças a uma parceria entre a Tetra Park e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana (Coopersil). “Trabalhamos principalmente a importância da reciclagem, ou seja, como podemos separar corretamente o lixo para não danificar o meio ambiente”, comentou a supervisora de Coleta Seletiva da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Cíntia Lopes Viotto.
O Cena Ambiental deve visitar 40 cidades do Brasil até o final do ano. Porém, a educação ambiental por meio do teatro percorre municípios da região Sul, de março a julho, e no Sudeste, de julho a dezembro. “A influência sobre o cuidado com o meio ambiente é rápida. As crianças aplicam o que aprenderam na sala de aula e dentro de casa”, disse a supervisora.
Quem concorda com a afirmação é a diretora da Escola Municipal Mari Carrera Bueno, Márcia Elaine Silva. Ela argumentou que a conscientização ambiental já é uma prática antiga adotada pela direção da unidade. “Já realizamos a educação ambiental há algum tempo. O resultado é positivo e notamos rapidamente a diferença nas crianças quando o meio ambiente é o assunto principal”, ressaltou.
Fotos: Luiz Jacobs




