Seleção Brasileira de Taekwondo define equipe para o Pan-Americano
Equipe comandada pelo londrinense Fernando Madureira intensifica treinamentos a partir de junho; atletas de até 18 anos contam com o apoio da FEL
A Seleção Brasileira de Taekwondo começa a se preparar para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que será realizado no México em dezembro deste ano. Coordenados pelo técnico londrinense Fernando Madureira, os atletas participaram de uma seletiva no Peru no último final de semana para definir quem vai representar o Brasil dentro do tatame na competição sul-americana.
Das oito vagas disponíveis, a Seleção Brasileira garantiu presença em seis delas com Diogo Silva, Henrique Moura e Márcio Ferreira no masculino e Kátia Arakaki, Raphaella Galacho e Hellorrayne Paiva pelo feminino. Os Jogos Pan-Americanos vão reunir 92 atletas, sendo 48 homens e 44 mulheres. “Sabemos do alto nível do torneio, mas temos condições de trazer a medalha de ouro para o Brasil”, disse Fernando Madureira.
O técnico explicou que Natalia Falavigna, um dos destaques do taekwondo brasileiro, não participou da seletiva por causa de uma cirurgia recente no joelho. Mesmo com um importante desfalque, ele explicou como será o treinamento da Seleção Brasileira até novembro. “Disputaremos alguns torneios na Bélgica e Coréia do Sul. A partir de junho, intensificamos a parte física e técnica visando o Pan-Americano”, abordou.
Além de contar com um técnico comandando a Seleção Brasileira, Londrina já colhe alguns frutos pelo bom trabalho desenvolvido no taekwondo. Prova disso são os atletas Breno Pinheiro, 24 anos, e Talisca Reis, com 21. Hoje, eles compõem a equipe B do Brasil e disputam várias competições internacionais, como na Alemanha e USA Open.
Sabendo da possibilidade de revelar novos talentos na modalidade, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) oferece apoio ao programa de formação de atletas até 18 anos. “O Breno e a Talisca já participaram dos Jogos da Juventude e são algumas das surpresas que despontaram e têm um grande futuro pela frente”, argumentou o diretor técnico da FEL, Pedro Lanaro.
Em 2011, a fundação vai repassar R$ 54 mil ao taekwondo londrinense pelo Fundo Especial de Projetos Esportivos (Feipe).