Guarda Municipal ganha base de segurança no Lago Igapó 1

Construção é fruto da parceria entre comunidade da região e prefeitura; medida garante segurança aos seus moradores e frequentadores do Lago Igapó I
O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (31) o termo de compromisso para a construção de uma base de segurança da Guarda Municipal no Lago Igapó I. O módulo vai funcionar no mirante instalado às margens do lago e a sua instalação é fruto de uma parceria entre os moradores da região e a administração municipal. A unidade vai funcionar 24 horas.
O tempo foi assinado ainda pelo secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, e pelo síndico do Condomínio Residencial Torre do Lago e representante formal dos moradores da região, Hélio Terzoni, já que o bairro ainda não tem uma associação oficializada.
A ideia de ter maior monitoramento da Guarda Municipal partiu dos próprios moradores, que procuraram a prefeitura e apresentaram a demanda, sendo atendidos prontamente pela Secretaria de Defesa Social.
Barbosa Neto agradeceu a confiança dos moradores do condomínio Torre do Lago e dos vinte prédios da região, depositada na administração municipal. “Hoje, nós estamos fechando essa parceria de R$ 50 mil reais para revitalização desse espaço, transformando-o em uma base da Guarda Municipal, com aproximadamente 15 homens trabalhando e dando segurança a essa região e às milhares de pessoas que utilizam o local”, destacou.
Ele explicou que foram vencidas todas as etapas legais. “Estávamos em negociação, porque o condomínio queria uma garantia que nós iríamos fazer esse trabalho, pelo menos, por 24 meses”, explicou. Barbosa Neto disse ainda que o convênio “saiu na frente”, pelo apoio dos moradores que vão custear a obra, prevista para ser concluída dentro de 120 dias.
“A segurança das pessoas frequentarem os espaços públicos vai ser resgatada com a presença da Guarda. E, também, com a nova iluminação, com a ciclovia, investimento na Escola de Dança, academias de ginástica ao ar livre, obras de infraestrutura, ações voltadas para o esporte e lazer”, observou o prefeito.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, serão mantidos 15 guardas municipais na região 24 horas por dia, que serão deslocados para ronda e monitoramento no jardim Igapó “E, ainda, os que não estarão fixos na base, virão para bater ponto, trazer documentos, viaturas, e, com isso, a comunidade terá a segurança que precisa”, garantiu.
O secretário anunciou que será construída mais uma base de segurança da Guarda Municipal na avenida Saul Elkind, zona Norte, e também falou sobre o novo concurso da Guarda. “Mais 300 guardas serão admitidos, mediante concurso público, vindo a somar-se à segurança da cidade. Acredito que, já no começo de junho, as inscrições estejam abertas”, informou o Melo.
“Hoje, temos 240 guardas municipais.Portanto, nosso contingente vai trabalhar com 540, o que é um efetivo importante para a segurança em Londrina. Pode-se verificar que a criminalidade na cidade caiu 30%. Isso é a Guarda Municipal que está nas ruas, porque não houve nenhum aumento de efetivo nem da polícia militar, nem da polícia civil”, destacou o secretário.
O síndico e representante formal dos moradores, Hélio Terzoni, agradeceu o apoio da prefeitura e disse que essa é uma reivindicação do grupo de 20 prédios da região que totaliza, aproximadamente, quatro mil moradores. “Há anos, reivindicamos alguma mudança nessa área e veio juntamente com essa necessidade de formar a base comunitária e fortalecer a segurança na região”, pontuou. “Nós percebemos que, de uns seis a oito meses, com a implementação da Guarda Municipal, o nível de segurança aumentou muito na região”, completou o morador.
Fotos:Luiz Jacobs




