Destaques

Prefeito Barbosa Neto coloca usina de asfalto em funcionamento

A nova usina proporcionará uma economia de 40% nos gastos com pavimentação, em comparação com o modelo de terceirização adotado pela administração anterior

A nova usina proporcionará uma economia de 40% nos gastos com pavimentação, em comparação com o modelo de terceirização adotado pela administração anterior

O prefeito Barbosa Neto apertou o botão dando inicio as atividades da nova Usina de Asfalto, na antiga pedreira do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) do Paraná. A partir de agora, a Usina produzirá 80 toneladas de massa asfáltica por hora, o dobro do que anteriormente era feito pelo município.

A nova usina proporcionará uma economia de 40% nos gastos com pavimentação, em comparação com o modelo de terceirização adotado pela administração anterior O investimento da nova usina foi de R$ 885.700,00 da prefeitura. O restante do material que servirá para a produção e asfaltamento da cidade foi adquirido por um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) de R$ 3 milhões que garantiram a compra de três caminhões basculantes, rolo pneumático, rolo liso e corrugado para compactação, vibroacabadora de asfalto, pá carregadeira e retroescavadeira.

Somando os novos equipamentos e os antigos do Pavilon, que serão reformados, a frota terá capacidade para recapear até 8 mil metros quadrados, ou seja, 1 km por dia. Isso possibilita que a massa asfáltica fornecida dentro das necessidades e demandas do município também abasteça a operação tapa buracos.

O prefeito Barbosa Neto disse que hoje era um dia histórico para a cidade de Londrina e que a  nova usina é um investimento para os próximos 20, 30 anos. “O que temos que fazer é tentar resolver os problemas. Essa nova usina e seus funcionários vão ser os responsáveis por dar condição para andarmos por Londrina sem estourar a roda do carro, sem causar acidente com motoqueiro e tantas outras coisas”, ressaltou o prefeito Barbosa Neto.

O local de instalação da Nova Usina atende aos critérios do Ministério Público, estando em uma área não residencial e ambientalmente A nova usina proporcionará uma economia de 40% nos gastos com pavimentação, em comparação com o modelo de terceirização adotado pela administração anterior correta. “Foram várias etapas até chegar aqui. Nesse novo local, não existia energia elétrica, água. Depois tivemos que correr atrás dos equipamentos. E não é apenas uma usina computadorizada, é a garantia para os próximos 30 anos de que Londrina não vai ter mais problemas”, garantiu o prefeito.

Além do recapeamento dos buracos, a Nova Usina proporcionará uma economia de 40% para o município que, anteriormente comprava o asfalto de empresas terceirizadas. “O mais importante vai ser a economia que vai significar para o município. Poderemos, com essa economia, produzir cada vez mais asfalto para a cidade”, reforçou Barbosa Neto.   

O secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, lembrou que o Pavilon estava abandonado. “O Pavilon foi responsável por toda a construção viária da nossa cidade. Depois, ao longo do tempo, nos últimos 20, 20 e poucos anos, os administradores foram abandonando até que o Pavilon chegou próximo do fim. Mas antes que chegasse ao fim, o prefeito, com sua visão futurista e com a capacidade em buscar investimentos e recursos, entendeu que não podíamos perder esse acervo.”

A nova usina proporcionará uma economia de 40% nos gastos com pavimentação, em comparação com o modelo de terceirização adotado pela administração anterior O Pavilon foi reconstruído e a nova Usina adquirida. “Hoje nós estamos aqui com essa usina moderna, bonita, funcional, toda computadorizada e que vai fornecer massa e material para que possa recompor o sistema viário que está degradado”, afirmou o secretário.

O engenheiro Marcelo Teodoro, que já foi Secretário de Obras, ressaltou os problemas que haviam antes da reforma. “A cidade precisa de um suporte maior, principalmente na sua malha asfáltica. Essas máquinas mais ficavam paradas do que funcionavam. E hoje esse sonho se concretiza. A cidade vai sentir a diferença nos próximos dias.”

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos