Assistência Social promove capacitação sobre a Tipificação de Serviços Socioassistenciais
O evento vai reunir todas as entidades e profissionais que prestam serviços na área de assistência social, em Londrina
A Secretaria Municipal de Assistência Social promove uma capacitação sobre a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. A capacitação ocorrerá nesta quarta-feira (6), das 8h às 17h30, no auditório do Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, localizado na rua Dom Bosco, 145.
A Tipificação é a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social que normatiza a prestação dos serviços de assistência social, tanto públicos como filantrópicos, em todo o território brasileiro.
O evento deve reunir todas as entidades e profissionais que prestam serviços na área de assistência social, em Londrina. Esta capacitação abre uma série de formação que vai ocorrer durante o ano, constante do planejamento da Secretaria, tanto relacionado à assistência social básica, como especial.
Na proteção básica, totalizam 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que gerenciam e atendem as 34 mil famílias cadastradas, sendo que 25 mil recebem algum benefício em dinheiro.
Já na proteção especial, o serviço é realizado pelos Centros de Referência Especializada (CREAS). Como no atendimento às crianças, adolescentes e adultos de rua (386 adultos e 381 crianças e adolescentes atendidos, em média, mensalmente), há adolescentes autores de atos infracionais (500 atendidos por mês, aproximadamente) e a crianças e adolescentes vítimas de violência (média de 1.100 mensais).
Segundo a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, durante a capacitação, haverá a explanação das tipificações dos serviços socioassistenciais e, depois, trabalho em grupo com as entidades. “A tipificação é importante para delimitação dos serviços, de forma que as instituições possam entender onde elas se enquadram”, observou a secretária.
De acordo com Micali, esta capacitação é essencial, para todos que prestam serviços no município, fundamentalmente para a qualificação do atendimento, sejam colocados à disposição da população que deles necessitam.




