Prefeitura de Londrina atualiza banco de dados hoje à noite e no feriado
Site da Prefeitura não sairá do ar, mas alguns serviços on-line ao público ficarão indisponíveis por alguns instantes, como é o caso do cadastro para a vacina contra Covid-19

Pensando em tornar o sistema de informação da Prefeitura de Londrina mais ágil, moderno e seguro, os servidores municipais da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) vão realizar uma atualização no banco de dados municipal.
A migração será para um banco de dados mais moderno, da marca Oracle, e começará às 19h, desta quinta-feira (10), véspera de feriado de Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina. O site da Prefeitura de Londrina não sairá do ar, mas alguns serviços on-line ao público interno e externo do município ficarão indisponíveis por alguns instantes.
O primeiro serviço on-line a ser migrado será o referente ao cadastro e agendamento da vacina para Covid-19 e da gripe. Por isso, os cidadãos que tentarem acessar essa página da Prefeitura para realizar essa ação deverão se atentar ao horário. A partir das 19h desta quinta-feira (10), o serviço on-line de cadastro e agendamento para as vacinas estará fora do ar. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Horaguti da Silva, o trabalho de migração desse sistema deve levar cerca de uma hora.

Portanto, o público interno e externo da Prefeitura precisa compreender que até, no máximo, 21h, de quinta-feira (10), os técnicos de informática trabalharão na migração de dados do sistema de agendamento de vacinas. “A palavra-chave é disruptura, porque o banco de dados da Prefeitura de Londrina está sendo migrado, mas alguns sistemas são muito antigos, por isso, a migração será muito grande e levará tempo. Então, podemos começar na noite de hoje, mas terminar no domingo, caso haja algum imprevisto. Mas, nossa meta é terminar até às 18h de sexta-feira. Podemos afirmar que essa migração trará ao Município de Londrina uma melhor performance no uso dos sistemas de informação, confiabilidade, segurança e escalabilidade”, explicou o diretor.
Após a migração dos dados da saúde, os técnicos da TI partirão para os serviços de parcelamentos e geração de boletos, como é o caso do Programa de Regularização Fiscal (PROFIS) e do pagamento da taxa de manutenção dos cemitérios da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF). Serviços de emissão de certidões também serão atualizados na sequência.
Como a prioridade da migração de dados são os serviços ao público externo, os sistemas referentes à folha de pagamento e a geração do cartão-ponto dos servidores municipais serão os últimos a serem atualizados. A maior parte das ações ocorrerá na sexta-feira (11), data em que não haverá expediente nos serviços públicos municipais, devido ao feriado.
Para que a atualização fosse possível, os servidores de Tecnologia da Informação (TI) estão trabalhando desde o ano passado na modernização e preparo das informações. Isso porque, o atual banco de dados utilizado pela Prefeitura de Londrina tem 20 anos. Na época em que ele foi adquirido, era considerado um dos melhores disponíveis no mercado, porém com o passar do tempo e os avanços da tecnologia, o sistema necessitou ser atualizado. Agora, o banco está totalmente moderno e contextualizado com a mais moderna ferramenta disponível no mercado mundial. A solução foi adquirida ao custo de R$ 5 milhões.