Conselho convoca a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social
Evento acontecerá de 26 a 29 de julho, em formato virtual e com apoio presencial para usuários em várias unidades; as pré-conferências já estão em andamento

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) convida a população de Londrina para participar da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Nesta edição, o tema é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O evento será realizado nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho, em formato híbrido, com acesso preferencialmente remoto, por meio de links e plataformas virtuais. Também haverá pontos de apoio para os usuários em várias unidades da rede socioassistencial, já a partir das pré-conferências, que estão sendo realizadas desde o dia 15 de junho (veja a agenda completa abaixo).
Devido à pandemia de Covid-19, será a primeira edição da Conferência Municipal promovida neste formato, uma vez que o evento é organizado, regularmente, de dois em dois anos. As inscrições para as pré-conferências estão disponíveis por meio de formulário on-line, com acesso clicando aqui. Já as inscrições da 14ª Conferência serão abertas e divulgadas em breve.

Conforme o tema dessa edição, a 14ª Conferência tem como objetivos principais possibilitar debates para avaliação do contexto da Política de Assistência Social em Londrina; estabelecer diretrizes que nortearão este trabalho para o exercício do biênio de 2021 a 2022; e incentivar a participação dos usuários.
Também haverá eleição para escolha dos representantes titulares e suplentes da sociedade civil que integrarão o quadro do CMAS na vigência do próximo mandato. A gestão atual será encerrada no mês de agosto desse ano. E ainda serão eleitos os delegados para as conferência estadual e nacional de Assistência Social.
Segundo a presidente do CMAS, Soraya de Paula Garcia, as pré-conferências e o evento principal da Conferência Municipal são ocasiões que permitem avaliar de forma propositiva se as pessoas estão sendo atendidas de forma adequada, para que o planejamento das políticas públicas avance e seja aprimorado. “O principal desafio é garantir a participação dos próprios usuários da rede de atendimento municipal, compartilhar ideias e abrir as portas para propostas que possam construir um conjunto de serviços de qualidade, amplos e acessíveis. Nesse sentido, estamos possibilitando e incentivando a participação de quem não possui acesso à celular ou internet para que acompanhem presencialmente as reuniões virtuais, a partir das próprias unidades de referência. Essa é uma forma de inclusão importante, principalmente no contexto de dificuldades pela pandemia, ”, disse.
Garcia acredita que, a partir do diagnóstico obtido por meio das discussões, levantamentos e avaliações, é possível identificar as principais dificuldades da população e suas prioridades no que se refere às políticas municipais desenvolvidas na Assistência Social. “A ideia é mobilizar os gestores, servidores, trabalhadores e todos os envolvidos, nos diferentes segmentos, para que enriqueçam as análises, fazendo com que as deliberações gerem resultados positivos na 14ª Conferência. Posteriormente, na ponta das ações, tudo isso vai contribuir para um plano de trabalho que abrace, de fato, as intenções traçadas”, concluiu.
Pré-conferências – Com o objetivo de ouvir e receber demandas da população atendida pelos serviços da rede socioassistencial, e mobilizar gestores, trabalhadores e prestadores desse segmento, estão sendo realizados eventos de pré-conferências, totalizando dez encontros. As reuniões contemplam diferentes públicos e temáticas, abrangendo todas as regiões da cidade, para aprofundar o tema geral da Conferência a partir dos eixos estabelecidos.
A programação teve início no dia 15 de junho, e as transmissões está sendo feitas em formato virtual, via Google Meet, paralelamente contando com pontos de apoio em unidades da rede, como forma de possibilitar o acesso e participação dos usuários atendidos. Nesse formato presencial, todos os protocolos sanitários e de segurança estão sendo mantidos para evitar riscos de contaminação por Covid-19.
O primeiro encontro, na última terça-feira (15), teve como tema Centro POP e Acolhimento Adulto. Mais de 70 pessoas participaram, entre formato on-line e presencial. Na quarta-feira (16), a atividade foi direcionada à região norte, sendo que as pré-conferências regionalizadas têm como foco debater e levantar propostas relacionadas aos serviços disponíveis em cada área da cidade, incluindo a atuação dos CRAS, CREAS e serviços de convivência, entre outros.
Já nesta sexta-feira (18), às 9h, o encontro foi voltado para os gestores e diretores dos serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. E na segunda-feira (21), às 9h, a pré-conferência reunirá os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), envolvendo todos os gestores e profissionais que atuam na rede do município.
Agenda completa
