1ª Etapa da Oficina de Capoeira Angola começa na sexta
Inscrições podem ser feitas até sexta-feira; pesquisadores e outras pessoas que se interessem pela arte podem se inscrever
A Vila Cultural Brasil promove nos próximos dias 6,7 e 8 de maio, a 9ª edição da Oficina de Capoeira Angola.O evento traz a Londrina o professor Aranha, discípulo do Mestre João Pequeno e representante do Centro Esportivo Capoeira Angola – Bahia. A Oficina será realizada em três etapas, e a primeira começa no próximo dia 6, com uma roda de abertura aberta ao público às 20h.
Há 11 anos um grupo de adeptos da capoeira Angola e seguidores da linhagem do Mestre João Pequeno realiza em Londrina um trabalho de preservação e de cultivo desta arte que foi criada pelos escravos africanos no Brasil. A capoeira foi criada durante a época da colonização, como forma de resistir à opressão e aos ataques dos capitães do mato, quando aqueles fugiam para os quilombos.
Segundo o professor e coordenador da Associação Capoeira Angola Forte Santo Antonio, Marcelo Pinhatari a oficina é uma oportunidade para que os praticantes possam estar em contato com novas informações. “Como a capoeira é uma tradição que é passada oralmente, são nesses momentos que podemos aprender mais sobre ela. É como ler um livro”, explicou.
O professor também disse que os cursos e oficinas colaboram na reafirmação da tradição na manifestação cultural que é a arte da capoeira. “As apresentações nas rodas que são abertas ao público são uma nova forma de divulgar essa arte genuinamente brasileira”, declarou.
Pinhatari informou que as inscrições para a oficina podem ser feitas até a sexta-feira (6), na Vila Cultural Brasil e são abertas a todos os interessados. “O professor Aranha é um dos mais importantes do Brasil e também o mais antigo. Não somente praticantes de capoeira, mas pesquisadores de cultura e outras pessoas que se interessem pelo assunto, podem se inscrever e participar”, enfatizou.
A oficina terá na sexta-feira, roda de abertura às 20h, no sábado conta com oficinas de movimentos, roda no calçadão, exibição de vídeos e termina com uma confraternização. No domingo, termina com uma roda de encerramento às 10h. A prática da capoeira em Londrina é incentivada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).




