Cidade

Vítimas de Realengo serão homenageadas no próximo sábado

Comitê Londrinense para o Desarmamento reúne corais, grupos religiosos e entidades para homenagear crianças e informar a população sobre campanha

No próximo sábado (7), o Comitê Londrinense para o Desarmamento promove uma homenagem às crianças vítimas da tragédia de Realengo (RJ) no calçadão em frente à fonte, das 10h às 12h. Participam do evento, grupos de diferentes religiões e integrantes do Comitê, representantes das Polícias Militar, Federal e Civil e a Guarda Municipal.

Os últimos detalhes do evento foram decididos ontem (3), durante a segunda reunião do Comitê, realizado na sede da Guarda Municipal. O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Defesa Social, Jurandir Gonçalves André explicou que a Guarda Municipal está participando do Comitê e ajudando na articulação da campanha pelo desarmamento.

Segundo o chefe de gabinete é importante ressaltar que a Guarda Municipal zela pela legalidade do ato, incentivando a legalização e entrega das armas. “Quem deseja entregar as armas de sua propriedade deve seguir os critérios definidos pela Polícia Federal, que é o único órgão responsável pela coleta de armamento. Deve entrar no site, imprimir a guia de trânsito e entregar a arma no prédio da Polícia Federal”, enfatizou.

Gonçalves André também informou que a Guarda Municipal vai participar no sábado, fazendo a segurança do espaço público do evento, e lembrou mais uma vez que nenhuma espécie de coleta de armamento será feita durante o mesmo. “A coleta de armas de fogo só pode ser feita pela Polícia Federal”, reforçou.

Segundo o presidente do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, também esteve presente na reunião do Comitê da última terça-feira, um delegado da Polícia Federal, que explicou aos integrantes do Comitê, que um convênio para a coleta de armas fora da sede da Polícia Federal não é possível devido à estrutura administrativa necessária ao processo. “Além disso, ele nos trouxe uma novidade, este ano o pagamento das indenizações vai ser feita em dinheiro, e não mais em depósito em conta”, contou Galhardi.

O presidente do Compaz também informou que foram decididos detalhes para o evento confirmando as apresentações de corais e grupos de percussão. “Também teremos a participação da Secretaria de Educação, que deve trazer brinquedos bélicos, videogames violentos e armas de brinquedo que foram entregues pelas crianças nas escolas”, contou o presidente.

Participantes das 17 instituições que integram o Comitê de Desarmamento também estarão à disposição de toda a comunidade, para tirar dúvidas sobre a entrega de armas. Além deste evento, Galhardi também confirmou a participação do Comitê no próximo dia 18, quando a Prefeitura  promove o ato público pelos Direitos Humanos, na Concha Acústica.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos