Programa Cartão Futuro Emergencial incentiva contratação de aprendizes
Com o objetivo de manter jovens no mercado de trabalho, o programa do Governo do Estado concede um auxílio de três meses às empresas em caráter emergencial

As empresas que querem contar com a força de trabalho dos menores aprendizes e proporcionar uma formação profissional aos jovens têm um instrumento de apoio nessa empreitada. O Programa Cartão Futuro Emergencial foi criado pelo Governo do Estado do Paraná para incentivar a contratação dos menores aprendizes e para manter os que já estão empregados no mercado de trabalho. Em Londrina, a adesão ao Cartão Futuro Emergencial deve ser feita na Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).
As empresas, que aderirem ao programa, terão um subsídio pago pelo Estado durante três meses, em caráter emergencial. O valor de R$ 300,00 será pago para cada aprendiz que já integra o quadro da instituição e de R$ 500,00 para novos contratados, sendo o montante depositado diretamente para a empresa.
O requisito para que as empresas contem com esse auxílio é a manutenção dos contratos de aprendizagem, que receberem o aporte por, no mínimo, sessenta dias após o pagamento da última parcela do auxílio. A medida, em princípio, se estende aos jovens entre 14 e 18 anos. As empresas que quiserem mais informações podem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 3373-5713. “Estamos vivendo um período no qual as incertezas do coronavírus afetaram as empresas, inclusive nos contratos de aprendizagem. Propiciar uma segurança, aportar recursos para a manutenção desses contratos e incentivar que os empresários empreguem esses jovens são passos importantes, que o Estado e o Município estão dando, para que a retomada da economia seja robusta”, pontuou o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos.
A chefe do Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Deise Tokano, ressaltou o papel social da iniciativa e a empregabilidade. “Essa ação do Governo do Estado está ajudando a inserir os jovens no mercado de trabalho e garantir a manutenção de 15 mil vagas de empregos em todos Paraná. Não tenho dúvidas que trará um benefício, ainda maior, às famílias dos jovens em vulnerabilidade social na nossa região”, afirmou.