Cidadão

Conferência Municipal de Assistência Social tem quase 300 delegados inscritos

Eleição dos representantes acontecerá na próxima semana, durante a 14ª edição da conferência; população ainda pode se inscrever para assistir as atividades

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) divulgou, nesta terça-feira (20), a relação completa dos inscritos para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Até o momento, foram efetivadas 288 inscrições para delegados, sendo 214 realizadas de forma on-line e para a participação à distância. Outras 74 pessoas se inscreveram presencialmente.

Para a presidente do CMAS, Soraya de Paula Garcia, o número de interessados em concorrer a uma vaga de delegado na conferência demonstra a importância da parceria estabelecida entre o conselho e as entidades da sociedade civil, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). “Trabalhamos em parceria com a rede de serviços, porque sabemos que o conselho sozinho não faz uma conferência. Ele precisa do apoio dos serviços que compõem a rede de assistência social. Por isso, acreditamos que a conferência será um sucesso, assim como aconteceu nas pré-conferências, onde recebemos mais de 200 propostas”, disse Garcia.

A população pode se inscrever gratuitamente pela internet (clique aqui). O evento acontecerá nos dias 26 a 29 de julho, de forma on-line, por meio “Google Meet”, e com transmissão pelas redes sociais Youtube, Facebook, e Instagram do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), organizador da conferência. Nos dias 26, 27 e 29 a programação será na parte da manhã, das 8h30 às 12h. Somente no dia 28 de julho, será à tarde,das 14h às 17h30.

Os links de acesso serão disponibilizados pelas redes sociais, e-mail e na página do CMAS pela internet. Para quem não tem acesso a um computador ou à internet que permitam acompanhar a conferência serão disponibilizados polos de apoio presencial. A indicação dessa necessidade deve ser feita por meio do link específico disponível no formulário (clique aqui).

Os delegados eleitos deverão representar dos serviços não governamentais socioassistenciais de proteção social básica e especial; organizações profissionais; movimentos da sociedade civil; usuários e de trabalhadores da área. Sendo que, para tanto, serão eleitos 14 representantes da sociedade civil e seus suplentes. Além deles, outros 14 representantes do poder público serão indicados pelo poder público municipal.

Durante a conferência municipal, serão avaliadas as propostas levantadas durante as pré-conferências e serão votadas aquelas que servirão de guia para a implantação de políticas públicas no Município, durante os próximos anos. Por isso, a expectativa é que o encontro traga novas diretrizes, para consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários dos serviços e dos que atuam nele. Neste ano, o seguinte tema norteará os trabalhos: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Cronograma 

Dia 26 de julho, das 8h30 às 11h – Está prevista a abertura dos trabalhos, começando pela leitura e aprovação do Regimento Interno e a avaliação da política de assistência social durante os anos de 2019 a 2021. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, fará a apresentação e será seguida pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Soraya de Paula Garcia de Campos, que fará o balanço da gestão do mesmo período.

Dia 27 de julho, das 8h às 12h – Os participantes poderão assistir à palestra sobre a “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com a ministrante Abigail Torres. Ela é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, além de ser pesquisadora e professora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da mesma universidade.

Dia 28 de julho, das 14h às 17h – Neste dia, será feita a apresentação das propostas resultantes dos encontros preliminares. Isso porque, foram trazidas 236 propostas durante as pré-conferências. Agora, elas estão sendo sistematizadas para que na conferência sejam apresentadas de forma compiladas e votadas adequadamente.  “A ideia é deliberar as propostas prioritárias na quarta-feira, para votar sequência junto com as moções, que são aquelas, de diversas naturezas, em que a população se manifesta acerca de determinado assunto”, explicou a presidente do CMAS.

Dia 29 de julho, das 8h30 às 17h30 – Neste dia, serão homologadas as candidaturas daqueles que querem concorrer como representantes da sociedade civil no CMAS e a delegados na Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social. A escolha se dará por meio de eleição, cujo resultado será apresentado e homologado no mesmo dia. A eleição dos delegados será feita nos pontos de apoio da conferência, que são toda rede de serviços socioassistenciais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A votação será das 10h às 16h, somente na quinta-feira (29). O mandato será de dois anos, a contar de julho de 2021.

As diretrizes aprovadas na conferência, assim como os eleitos, trabalharão com o conselho durante o biênio de julho de 2021 a julho de 2023. Todos que se inscreverem e participarem dos encontros vão receber certificados. “Nós esperamos que a gente tenha ampla participação, para compormos um conselho forte, que defenda a política de assistência social no município e as propostas que visam fortalecer as ações desenvolvidas pela política assistencial”, completou Garcia.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos