Londrina intensifica a Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica
Ações incluem instalação do símbolo da campanha em pontos estratégicos e iluminação vermelha em LED até 7 de agosto

Reforçando a Campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”, em combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), instalou, em vários locais de Londrina, o X vermelho que simboliza a campanha nacional junto com um laço preto em luto pelos feminicídios.
Eles estão na praça do Centro Cívico, em frente à Prefeitura; no Lago Igapó; no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM); na sede da CMTU e na avenida Saul Elkind. Os símbolos também podem ser conferidos nos cruzamentos da Rua Santa Mônica com a Dez de Dezembro e na Santos Dumont com a JK, entre outros pontos de grande movimento.
“O objetivo dessa ação é chamar a atenção de toda comunidade para a causa, que aflige tantas mulheres, e dar um fim à violência doméstica e familiar”, disse o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.

Com o X assinalado na palma da mão, as vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda de forma silenciosa, para maior segurança, nos estabelecimentos com atendimento ao público, como lojas, farmácias e demais comércios.
A iniciativa é uma parceria entre a CMTU e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). E para conferir as instalações, na quarta-feira (21) o prefeito Marcelo Belinati esteve com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, no Lago Igapó próximo ao letreiro “Eu amo Londrina”.
Segundo Fernandes, a campanha Sinal Vermelho auxilia no enfrentamento à violência doméstica e familiar, garantindo que os espaços frequentados, em sua maioria, por mulheres, consigam reconhecer o pedido de ajuda e acionar a Polícia Militar. “O sinal do “x” em vermelho na mão, tão silencioso, pode ser o grito de pedido de socorro de uma mulher”, explicou.

Em breve, mais sinais serão colocados no CCI Norte, onde ocorre a vacinação contra Covid-19. A secretária municipal acrescentou que as instalações, feitas em pontos turísticos e estratégicos, geram curiosidade de quem ainda não conhece a campanha, promovendo informação e conscientização.
Luz vermelha – Ainda pela campanha do Sinal Vermelho, a Sercomtel Iluminação, que também é parceria da SMPM, inicia nesta quinta-feira (22) uma iluminação especial para o viaduto da Avenida Dez de Dezembro, no Monumento ao Passageiro e na Concha Acústica.
As estruturas serão iluminadas na cor vermelha para ressaltar a importância das denúncias de violência doméstica, e incentivar a comunidade a prestar auxílio a essas vítimas, acionando a Polícia Militar pelo 190 ou a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Londrina, pelo 153.