Igualdade Racial lamenta perda de Abdias Nascimento
Abdias Nascimento foi o primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo;seus projetos tipificavam o racismo como crime
Morreu na manhã de hoje (24), no Rio de Janeiro, Abdias Nascimento, ativista na luta pela igualdade racial do Movimento Negro do país, desde a década de 30. Abdias foi internado, por apresentar algumas complicações, mais ou menos, há um mês, e morreu hoje, aos 97 anos de idade.
Segundo a gestora de Igualdade Racial de Londrina, Fátima Beraldo, a morte de Abdias Nascimento. “Não só para mim, mas para todo o Movimento Negro do país, foi uma perda irreparável, o movimento fica reduzido. Sem dúvidas, ele foi uma pessoa que dedicou toda sua vida à luta contra o preconceito. Ele sempre buscou formas de minimizar as questões raciais no país.” afirmou a gestora.
Abdias Nascimento foi o primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo, nos anos de 1983 até 1987. Ele apresentou projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismo de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira.
Bacharel em Economia, escritor, poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias Nascimento recebeu diversos prêmios e honrarias, sendo um deles de âmbito internacional, Prêmio de Reconhecimento 10 Years of Freedom – South África 1994-2004, do Governo da África do Sul, em abril de 2004.
“Quando ele lutava para combater o racismo, ele não lutava só pelos negros, mas sim para toda a sociedade.” completou a gestora de Igualdade Racial.
Para o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Mendes de Souza, a perda é lamentável para toda a comunidade negra brasileira. “Foi ele quem reiniciou a discussão sobre igualdade racial na política, após o golpe de 1964. Quando chegou a ditadura, essa discussão foi interrompida e ele levantou esta questão”. confirmou o presidente.