Biblioteca Viva Itinerante ganha espaço em escolas municipais
Com patrocínio do Promic, projeto leva diversão e leitura de um jeito diferente; cultura afro-brasileira é abordada, através de história religiosa
Preparado especialmente para levar diversão e brincadeiras às praças de Londrina, o projeto Biblioteca Viva Itinerante amplia sua atuação para o ambiente escolar nesta semana. Ao todo, 16 ações estão programadas em várias escolas municipais. Por acontecer dentro da escola, o formato muda um pouco, mas o objetivo continua sendo o mesmo: inserir a leitura no universo da criança.
A diversão está garantida, na quinta-feira, para os Centros Municipais de Educação Infantil Durvalina Pereira Assis (rua Cerejeiras, 427 – jardim Marabá), à tarde, e Marizia Carli Loures, mais conhecido como o CAIC Santiago (rua José Boralli, número 325 – jardim Santiago), logo de manhã. “Nesta semana, vamos trabalhar com uma questão importante e que está diretamente ligada à cultura brasileira”, explicou a coordenadora do projeto, Daniella Fioruci.
Mito ligado à religiosidade, a história de Odu Obara será interpretado para os alunos dos respectivos CMEIs. A narrativa é decorrente da mitologia afro-brasileira e aborda temas como a valorização étnica e cultural do Brasil. “É uma proposta que vai ao encontro da Lei 10.639/03, que inclui na rede de ensino a história e cultura afro-brasileira”, disse a coordenadora.
Além de trabalhar aspectos de conscientização, Daniella Fioruci argumentou que o objetivo principal é permitir o conhecimento de novas culturas. “Simplesmente por sermos brasileiros, já estamos inseridos nessa mistura cultural. Porém, devemos trabalhar isso com as crianças, abrindo sua mente para outras formas de ver o mundo”, concluiu. A Biblioteca Viva Itinerante recebe apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).