Liberado o trânsito na nova e pavimentada rua Gino Tamiozzo, na zona norte
Local recebeu novo traçado, permitindo ligação com a BR-369; asfalto, ciclovia, calçada, iluminação em LED, arborização, sinalização completa e sistema de drenagem da água da chuva

Na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito Marcelo Belinati esteve na rua Gino Tamiozzo para entregar a revitalização feita no local. A via, que liga os bairros Novo Amparo, Moema, Santa Luzia, na região norte até a avenida Angelina Ricci Vezozzo, foi totalmente renovada e agora passa a contar com pavimentação asfáltica, calçadas com acessibilidade e piso tátil, meio-fio, ciclovia, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública em LED, sistema de drenagem da água da chuva, arborização e gramado.

Antes, a rua não contava com qualquer infraestrutura e nem tinha um sistema adequado para a drenagem, o que causava transtornos em dias de chuva. “São mais de 40 anos que a população reivindicava essa obra. Antes, não tinha acesso para as pessoas saírem e entrarem no bairro. Era uma obra muito esperada pela população e só quem mora em local assim sabe a dificuldade que é: quando chove tem que sair com sacola no pé pra não se sujar para ir para o trabalho e quando o tempo está seco é a poeira que levanta e suja a casa. Agora, tem calçada ampla, galeria de água para evitar o alagamento e com acesso à BR 369. A população tem mais conforto e qualidade de vida”, disse o prefeito Marcelo.
As obras deram mais mobilidade para motoristas e pedestres, além de garantirem segurança e conforto para aqueles que trafegam pelo local. Os passageiros e profissionais do transporte coletivo têm um acesso mais rápido e sem buracos, deformações e irregularidades que dificultavam a passagem dos ônibus, carros e motos.

“Aqui tinha muito barro. Era praticamente impossível subir a rua com carro. Meu tinha muita dificuldade, por causa das pedras e dos buracos. Você pedia um Uber, táxi ou uma pizza, era difícil de eles virem, porque chegava lá na ponta, eles viam a estrada de terra sem iluminação e não desciam. Muitos tinham medo. Agora, até a noite as crianças brincam aqui, por causa da iluminação, e a população em geral tá usando o espaço. A população agradece ao Marcelo e os próprios entregadores e Ubers também”, contou Anderson Ferreira Ribeiro, morador do bairro Santa Luzia, há 36 anos.
Outro morador que esteve no local para prestigiar a abertura oficial da via, foi Maicon Alexandre Soares, residente do Novo Amparo. Segundo ele, há 45 anos a população esperava pela pavimentação e revitalização do local. “A gente pedia isso faz tempo. Mudou bastante em vista do que era antes: tem pista para o ciclista, para idoso e para criança, e calçadas. Deu uma animada no bairro. Tem gente até com inveja”, acredita Soares.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, lembrou também que, além da pavimentação da Rua Gino Tamiozzo, outras vias do bairro já receberam os trabalhos da Prefeitura. “São centenas de famílias que não tinham acesso ao bairro deles com segurança. Agora, é um bairro totalmente recapeado, onde foram colocadas luminárias de LEDs e foi revitalizado. A população merece”.
Outra intervenção realizada foi a demolição de um muro pertencente à sede da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) e a desapropriação amigável de 4.820 metros quadrados, correspondentes a um pedaço do terreno da instituição. Para tanto, a Prefeitura fez o pagamento por meio de em permuta de outras áreas, no valor de R$ 18 mil.

“O traçado original não conseguia chegar de uma maneira adequada até a rodovia, por falta de espaço, porque tem a ferrovia e alguns pontos de tensão. O traçado mais seguro, passava dentro do terreno da Epesmel, de forma lateral e foi o executado. A Epesmel entendeu as vantagens para a cidade e colocou todos os esforços para fazermos a regularização da área. Então, aqui deixamos nossos agradecimentos pela compreensão e colaboração”, explicou o secretário municipal de Gestão Público, Fábio Cavazotti.
Com parte do terreno da Epesmel, a Prefeitura de Londrina conseguiu construir um novo desvio na própria Rua Gino Tamiozzo, fazendo ligação da rua com a BR-369 e conectando-a com a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, de onde os motoristas e pedestres também podem acessar a via revitalizada.

“Fomos envolvidos em uma cooperação, porque era impossível ter um acesso direto à rodovia, por isso renunciamos ao valor compensatório de parte do nosso terreno. Antes, aqui era perigoso. Hoje, as crianças, os jovens e os adolescentes vêm a pé ou de bicicleta à escola e têm um caminho muito mais seguro e tranquilo”, comentou o padre Esvildo Valentino Pelucchi, que é o diretor-presidente da Epesmel atuante na Epesmel desde sua instalação no bairro.
O padre Vilmar Roecker, que faz o acompanhamento da coordenação pedagógica da Epesmel também lembrou que, dada a circulação de pessoas pela via, muitos moradores têm agradecido aos padres, professores e funcionários da Epesmel pelo auxílio nas obras. “A população agradece profundamente, porque quando passávamos por aqui, para irmos ao Novo Amparo, era realmente difícil. Agora, ficou maravilhoso para os pedestres, para os carros, as motos, os ônibus, as bicicletas. Quando as pessoas se ajudam, as coisas acontecem”, finalizou o padre.

Com as obras da Prefeitura de Londrina, Rua Gino Tamiozzo passa a contar com mais 14 novas luminárias LED. Além delas, outras 12 já haviam sido instaladas no mesmo padrão, totalizando 720 metros de extensão da via totalmente com LED.
A Gino Tamiozzo faz a integração entre o Novo Amparo, Farid Libos, Moema, Santa Luzia e bairros do entorno, com as vias que levam para o centro, por meio da BR-369. Para as obras, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,9 milhão. A empresa responsável por executar os serviços foi a Obra Prima Engenharia Ltda, vencedora de licitação.
Acompanharam a liberação do trânsito na nova via, os vereadores Emanuel Gomes e Matheus Thum; o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni; o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Sérgio Dalbem; a diretora Administrativo-Financeira da Sercomtel Iluminação, Beatriz de Oliveira Teixeira; o presidente da Associação de Moradores, Flávio Folgado; além de moradores do bairros e agentes de trânsito da CMTU que auxiliaram nos serviços de liberação do trânsito.