Cidadão

Londrina participa do curso mais completo do Brasil em Justiça Restaurativa

Objetivo é estimular a educação para a paz, o diálogo e a resolução de conflitos em ambientes escolares; toda a rede municipal está convidada a participar

Uma parceria entre o projeto Círculos em Movimento e órgãos do município de Londrina traz à cidade um programa de formação on-line sobre Construção de Paz em ambientes escolares. Com conteúdos abrangendo noções básicas e práticas, o curso é gratuito e tratará do assunto com base na metodologia de Justiça Restaurativa, por meio de material desenvolvido pelas professoras e autoras norte-americanas Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, referências mundiais nessas práticas e idealizadoras dos Círculos de Paz.

A aula inaugural de apresentação da nova formação da plataforma Círculos em Movimento será realizada, nesta segunda-feira (9), às 17h, por meio de uma live com o tema “Como construir um ambiente escolar saudável?”. O encontro virtual contará com a participação de Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, com tradução de Fátima De Bastiani, tendo como convidada especial a editora Denise Breton. A transmissão será feita pelo link https://www.youtube.com/watch?v=SV_0f-1faJ4 .

Depois disso, o curso completo irá ocorrer entre 23 de agosto e 28 de outubro, integrando o conceito Construindo Comunidades Escolares Restaurativas, o mais vigoroso movimento internacional de educação para a paz, aprendizagem e resolução de conflitos em ambientes escolares. Em Londrina, a mobilização para viabilizar a iniciativa ocorre por meio da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), a organização da sociedade civil  Londrina Pazeando, além do Núcleo de Estudo para Paz (NEP).

Apesar de ter foco direcionado para comunidades escolares, qualquer pessoa pode participar da formação, aberta a todos os interessados em conhecer a metodologia dos círculos de construção de paz, ou facilitadores já treinados que queiram ampliar seus conhecimentos.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo site do Londrina Pazeando, clicando aqui. É necessário realizar inscrição, que é sem custos e pode ser efetuada pelo endereço https://doity.com.br/cem-londrina . Ao se inscrever por Londrina, o certificado emitido terá a chancela das instituições locais participantes, sendo possível também participar individualmente.

Segundo o primeiro-secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, a expectativa é otimista sobre a participação de Londrina na formação. Ele disse que a meta é fazer a cidade ter o maior número de professores participantes no Brasil. “Estão sendo mobilizados, junto à Secretaria Municipal de Educação, educadores e profissionais de toda a rede de ensino, para que tenhamos muita gente fazendo a capacitação e fortalecendo as ações para essa finalidade em Londrina. A formação é a mais completa e atualizada do Brasil, com foco nos estudos e materiais de duas das mais importantes referências mundiais no assunto. Será muito importante para aprimorar o trabalho de Justiça Restaurativa e da cultura do diálogo de paz, que já é realizado nas unidades escolares municipais, por meio do Programa Vida, instituído por lei desde 2016”, disse.

Galhardi enfatizou que as práticas de Justiça Restaurativa estimulam a resolução de conflitos por meio do diálogo e a harmonização na convivência no ambiente das escolas. “Desde cedo, é fundamental trabalhar a convivência pacífica e saudável entre as crianças. Dentro do conceito de construção de paz, a intenção é promover círculos de diálogo, estimular a comunicação saudável e a troca de vivências. Com essa evolução, a resolução de conflitos respeitosa é favorecida e o ambiente fica muito mais propício para a formação de cidadãos mais conscientes”, completou.

Com carga total de 40 horas, o curso irá ocorrer em duas etapas sequenciais, sendo uma com conteúdos introdutórios, e outra com partes práticas. Na programação, haverá atividades complementares que incluem videoaulas especialmente produzidas pelas autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Luis Claudio Galhardi pelo telefone (43) 99996-1283

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal