Prefeito quer restringir venda de álcool de uso doméstico

Barbosa Neto vai encaminhar à Câmara legislação que restringe o uso; anúncio foi feito na abertura da Primeira Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras
O prefeito Barbosa Neto participou, esta tarde (6), da abertura da Primeira Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras. Para celebrar a data, o prefeito anunciou que está encaminhando à Câmara Municipal uma legislação que restringe a venda de álcool doméstico, um dos grandes responsáveis pelas queimaduras.
Hoje é comemorado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. A Prefeitura Municipal de Londrina, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Saúde, promove a Primeira Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras, em parceria com o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário (HU) de Londrina e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Social, Sustentável (IDEASS) .
“Quero anunciar aqui que nós estávamos reunidos, até agora, com o procurador do município, Paulo César Tieni. Nós vamos, nos próximos dias, expedir uma legislação que será enviada à Câmara Municipal de Londrina, para restringir a comercialização de álcool não gel na cidade. A intenção não é apenas comemorar a semana, mas ter uma legislação que coíba o efeito devastador que esse tipo de álcool provoca, principalmente sobre as crianças”, reforçou o prefeito.
Barbosa Neto ressaltou a importância da parceria entre município, CTQ do HU e IDEAAS. “Nós estamos hoje marcando uma semana que já completa um ano. Tenho certeza que, nos próximos dias, vamos ter uma legislação. Já temos o amparo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que esse álcool não seja mais comercializado. Vamos entrar com uma lei pioneira na Câmara Municipal de Londrina, para que possamos diminuir o número de vítimas de queimaduras, principalmente do álcool.”
Sobre a Semana, o prefeito agradeceu a presença dos servidores e funcionários que acompanharam a solenidade. “Graças a Deus, virou lei e hoje é uma realidade, a semana que trata da prevenção, da conscientização e dos perigos que representam o fogão, o álcool e todos os combustíveis e derivados, principalmente contra as crianças”, referindo-se à lei municipal que instituiu a semana no dia 30 de outubro do ano passado.
“Nenhuma outra cidade do Brasil está mais avançada no combate aos riscos das queimaduras do que a cidade de Londrina e isso graças ao trabalho de vocês,” disse o prefeito, cumprimentando o trabalho desenvolvido no CTQ, através do chefe-médico do CTQ, Reinaldo Minoru Kuwahara, e da diretora superintendente do HU, a médica Margarida de Fátima Fernandes Carvalho. “Londrina é referência nesta questão”, completou Barbosa Neto.
Representando o IDEASS, a médica da rede municipal, Rosana Hashimoto, disse ser uma alegria muito grande ver a Primeira Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras acontecendo. “O objetivo que foi sonhado, quando iniciamos esses trabalhos, com o apoio do prefeito, dos parceiros e dos colegas de CTQ, com toda a parte técnica, hoje, torna-se uma realidade e cumpre a missão da prevenção de queimaduras.”
Rosana falou sobre a importância das parcerias. “Eu estava me recordando que, às 7h30, nós estivemos no gabinete para apresentar o projeto e o prefeito nos acolheu de uma maneira muito generosa e sensibilizado com a causa. Do mesmo jeito foi com todos os parceiros que viabilizaram toda a produção desses materiais, banners, folders e cartazes.”
Sobre a campanha, a médica afirmou que é o começo de um trabalho que deve ter continuidade. “Uma campanha de queimaduras tem que se repetir, no mínimo, dez anos consecutivos, para que nós realmente alcancemos essa mudança de atitude das pessoas. É nisso que nós acreditamos e a lei nos ajuda a alcançar esse objetivo.”
O foco desta primeira semana é a prevenção de acidentes, envolvendo as crianças. “Esta é nossa prioridade este ano, daqui pra frente, faremos mês a mês, semana a semana, palestras com os alunos da rede municipal e também com a distribuição dos folders”, explicou o chefe-médico do CTQ. Ele ainda agradeceu ao prefeito e às secretarias envolvidas. “De preferência que seja feita, eternamente, essa prevenção.”
“Quero falar da alegria que é poder dirigir um hospital com esse tipo de atendimento, esse tipo de atenção. E principalmente de morar em uma cidade que tem um prefeito com essa preocupação, desde quando deputado, fazendo um projeto de lei que impedia a comercialização de álcool líquido, e esse cuidado, esse capricho com a saúde da população e, principalmente, com a saúde da criança”, declarou a diretora.
A abertura da semana contou ainda com a apresentação de um jogral feito por alunos do terceiro e quarto anos da Escola Municipal Doutor José Hosken de Novaes. A distribuição de folders e banners e cartazes completou a divulgação e contribuiu para a conscientização da população.
Números CTQ
Em 2010, foram realizadas 254 internações no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário, sendo que 22% dessas vítimas eram crianças (menores de 12 anos). Foram realizados 1.272 atendimentos ambulatoriais e 1.750 procedimentos cirúrgicos. O tempo médio de internação foi de 17 dias, cujo agente causal mais frequente de queimaduras foi o álcool de uso doméstico nos adultos e escaldo (líquidos aquecidos) nas crianças.
Ações
A Secretaria de Saúde promove ações em duas vertentes: informativas e organizativas:
Entre as informativas, estão a distribuição de 4.900 folders, fixação de 320 cartazes em locais públicos, exposição de banners no saguão da prefeitura.
Já as ações organizativas incluem a criação de uma comissão para a elaboração de Protocolo Clínico sobre Queimaduras do município de Londrina, junto com o CTQ, a ser lançado na Semana de Municipal de Prevenção a Queimaduras de 2012; busca de captação de recursos para viabilizar materiais de alto custo para o tratamento de queimaduras que hoje não são disponibilizados pelo SUS; nomeação de representantes do comitê organizador dos trabalhos da Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras; integração das políticas municipais sobre a prevenção de queimaduras com as demais secretarias do município, com o estado e com os diversos segmentos da sociedade.
Fotos: Luiz Jacobs




