Guarda Municipal inaugura módulo no distrito de São Luiz

Inauguração será realizada durante a 17ª Festa do Café com Frango; patrulha rural tem coibido ações de marginais e colaborado para prisões e apreensões
Neste sábado (11), mais um módulo da Guarda Municipal de Londrina será inaugurado na zona rural, desta vez, no distrito de São Luiz. A cerimônia de entrega será às 21h na praça Altivo Alves do Carmo, na rua Dom Pedro II, s/n, como parte da programação da 17ª Festa do Café e do Frango, que começa nesta sexta (10) e vai até o domingo (12).
Segundo o assessor executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Joaquim Donizete do Carmo, o “Gaúcho Tamarrado”, essa sede vai trazer mais segurança para o distrito. “Esta base foi construída com a ajuda da comunidade e solicitada ao prefeito há cerca de dois meses”, contou.
Esta é a segunda base a ser entregue, e mais quatro módulos já estão sendo construídos para abrigar os agentes da Guarda Municipal em outros distritos. “Esperamos, em breve, poder estender este serviço a todos os distritos. Nosso objetivo é instalar um módulo em cada distrito”, disse. A próxima entrega será na Warta, onde a antiga delegacia foi reformada, para ser utilizada como base da Guarda Municipal.
Segundo o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, o módulo, a exemplo do que já vem acontecendo em Paiquerê, onde já foi inaugurado o primeiro, vai servir como uma referência para a população. “Os módulos permitem um contato direto com a sede da Guarda Municipal e mantêm guardas fixos para atender melhor as ocorrências”, disse.
O secretário explicou que, num primeiro momento, os guardas terão um expediente diurno, mas que, em breve, isso deve mudar. “Enquanto eles não puderem usar armas, o expediente será apenas diurno, mas, quando eles forem armados, estamos estudando a possibilidade de um efetivo 24 horas nos módulos”, contou Melo.
A patrulha da Guarda Municipal Ambiental Comunitária (GMAC) hoje é feita em todos os distritos, com a ajuda de viaturas, por conta disso, diversos delitos já foram coibidos. “Já tivemos diversas prisões e apreensões de drogas e de veículos roubados. A presença dos agentes tem permitido esse resultado”, ressaltou.
Durante o período em que os dois guardas fixos estiverem no módulo, a comunidade também pode procurá-los para pedir ajuda. “Se for uma situação mais complexa, os agentes podem solicitar o apoio da Polícia Militar”, completou. Por enquanto, os dois agentes fixos devem trabalhar de segunda a sábado, das 7h às 19h.




