Destaques

Obras públicas em Londrina são visitadas por secretário de Foz do Iguaçu

Equipe da Prefeitura de Londrina mostrou a Luis Cezar Furlan a construção de novas escolas na região sul e outras importantes obras públicas da atual gestão

Aproveitando a agenda semanal de vistorias integradas em obras municipais, representantes da Prefeitura de Londrina apresentaram, nesta quinta-feira (26), diferentes localidades da cidade ao secretário de Obras de Foz do Iguaçu, Luis Cezar Furlan, que está na cidade participando da comitiva do prefeito de Foz, Chico Brasileiro. Os dois municípios firmaram hoje um protocolo de aliança de Cidades-Irmãs, visando estreitar as relações estratégicas e o intercâmbio de ações entre as partes.

Furlan foi recebido pelos secretários municipais de Londrina, Marcelo Canhada (Planejamento, Orçamento e Tecnologia) e Maria Tereza Paschoal de Moraes (Educação). O representante de Foz foi levado para acompanhar as vistorias e conhecer duas obras de unidades escolares na região sul de Londrina (confira mais detalhes abaixo). Trata-se da construção do novo Centro de Educação Infantil (CEI) do Jardim Nova Esperança, que está praticamente finalizada; e a nova escola municipal do Jardim Buriti, prevista para ficar pronta até o final de 2021.

Depois, em um rápido giro pela cidade, o secretário de Obras de Foz ainda teve a oportunidade de passar por obras já concluídas e entregues, recentemente, pelo prefeito Marcelo Belinati, incluindo o viaduto da avenida Dez de Dezembro; a revitalização da avenida Leste-Oeste; a duplicação da rua Aminthas de Barros; e a duplicação da rua Prefeito Faria Lima, entre outras. Também foram visitadas obras que estão em fase de execução, dentre as quais a construção da trincheira entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste; as novas alças de acesso entre a Dez de Dezembro e rua Bolívia; assim como as obras da revitalização do Lago Igapó II, que caminha para as etapas finais.

Foto: Divulgação

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, as visitas foram proveitosas e serviram para mostrar um pouco da transformação pela qual Londrina passa no cenário de obras públicas. “Nós, que vivemos aqui, devemos ficar muito orgulhosos com a evolução da cidade. A nossa mobilidade urbana vem melhorando de forma substancial e isso chama a atenção de quem vem de fora. O secretário de Obras, Luis Furlan, ficou bastante entusiasmado e impressionado com a quantidade e qualidade das obras, que estão sendo feitas com muito planejamento, carinho e cuidado, solucionando problemas antigos e trazendo mais segurança e conforto à população”, salientou.

Foto: Divulgação

Por sua vez, Luis Cezar Furlan destacou a organização de Londrina e disse que é muito importante essa interação entre municípios, suas secretarias e profissionais, para fortalecer o intercâmbio e o desenvolvimento de forma mútua. “O crescimento de Londrina me chamou muito a atenção, uma cidade limpa, bem estruturada e com diversas frentes de progresso, incluindo a parte de mobilidade, mesmo em um momento de crise. Pude ver as obras das escolas, que estão ficando muito bonitas, e grandes obras como viadutos, pontilhões, duplicações e outras importantes ações. A cidade que quer deixar um legado para o futuro tem que se preparar hoje, e Londrina tem feito o dever de casa muito bem. É possível notar o envolvimento e dedicação de quem toca os projetos da cidade, e quando as coisas são feitas com amor o resultado é esse. O prefeito Marcelo Belinati e sua equipe estão de parabéns”, destacou.

Foto: Divulgação

Novas escolas – Na manhã de hoje (26), duas novas unidades escolares que estão sendo construídas na região sul foram vistoriadas pela Prefeitura: o Centro de Educação Infantil (CEI) do Jardim Nova Esperança, e a Escola Municipal do Jardim Buriti. A expectativa é que as duas unidades atendam, juntas, mais de 400 crianças, atendendo a solicitações de muitas décadas das comunidades locais.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, esteve no local acompanhando o andamento dos trabalhos nas duas escolas. Ela informou que a creche do Nova Esperança está praticamente pronta para atender as famílias da zona sul. “A intenção é que o funcionamento nesta creche inicie agora no início de setembro, sendo que as matrículas dos alunos estão em andamento. E a nova escola municipal do Buriti é uma construção para mais de 350 alunos, em um primeiro momento, com previsão de ampliação já prevista para atender mais 100 alunos. Nessa unidade, estamos em fase final de obras, e a escola deve funcionar a partir de fevereiro de 2022, atendendo alunos que hoje são transportados para outra escola da zona sul”, detalhou.

Segundo Marcelo Canhada, as obras possuem importante caráter social em uma região onde centenas de famílias residem e esperam por escola e creche. “Estamos muito felizes, pois mães e pais que antes tinham dificuldades em levar os filhos para as aulas agora terão unidades novas e de alta qualidade. A creche está linda, feita com recursos municipais e com nível de qualidade e acabamentos de escola de primeiro mundo. A entidade que fará a gestão já está conveniada com a Prefeitura e tudo está ficando pronto para o prefeito entregar em setembro. A escola do Buriti é fruto de contrapartida por uma empresa que está fazendo um empreendimento naquela região, conta com seis salas, refeitório, biblioteca e outros ambientes. Mais à frente, a unidade deverá ter um novo anexo para chegar a 10 salas, alcançando cerca de 500 alunos estudando nessa escola”, disse.

Foto: Emerson Dias

Estruturas – No CEI do Jardim Nova Esperança serão matriculados 82 alunos com idade de seis meses a 5 anos, para serem atendidos em seis turmas de Educação Infantil. O investimento da Prefeitura é de mais de R$ 2 milhões, com recursos próprios, para a construção dessa unidade. A estrutura da creche possui salas para alunos desde o berçário até o P4, com solários para cada faixa etária realizar suas atividades ao ar livre e um pátio geral com cobertura. O prédio inclui salas, vestiários, copa e banheiros para professores e demais funcionários, lavanderia, cozinha com refeitório, área de dispensa e de triagem e lavagem; sala de informática e multiuso, fraldário e lactário.

A Escola Municipal do Jardim Buriti deve ser concluída no final deste ano. A construção já finalizou etapas de alvenaria, cobertura, drenagem e tubulação. Atualmente, estão sendo realizados os serviços de revestimento e a fundação do muro. Nesta escola, que terá seis salas de aula, biblioteca, ambientes administrativos e de serviços, entre outros espaços, a Secretaria Municipal de Educação prevê que sejam atendidos 324 alunos, com 12 turmas do P4 ao 5º ano.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos