Destaques

Prefeito inaugura unidade de saúde do Patrimônio Regina

Prefeito inaugura unidade de saúde do Patrimônio Regina

Nova unidade com 300 m² vai beneficiar cerca de quatro mil pessoas e passa a ofertar serviço odontológico para crianças e adolescentes

O prefeito Barbosa Neto inaugurou hoje (30), a nova unidade básica de saúde (UBS) do Patrimônio Regina, localizada na rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 415. A nova estrutura é sete vezes maior do que o atual posto de saúde do Patrimônio, que tinha 40 metros quadrados, inaugurada em 1985. Os atendimentos começarão já na próxima segunda-feira (4). 

Além do prefeito, participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, o médico Fahd Haddad, membro do Conselho Municipal de Saúde, que doou a área para a construção da UBS, a comunidade e familiares da senhora Graciosa Dal-Bó Bianchi, pioneira do Patrimônio Regina, que empresta seu nome ao novo posto.

A unidade conta com 300 m², três consultórios, recepção, sala de odontologia, sala de enfermagem, sanitário para funcionários e pacientes, sala de vacina e dispensário de medicamentos. A área de abrangência é de aproximadamente quatro mil habitantes atendendo os Patrimônios Regina e Espírito Santo, Gleba Cafezal, Viação Velha e Chácara Meleiro.

O prefeito Barbosa Neto parabenizou a comunidade e valorizou a UBS que vai beneficiar toda região. “É importante para nós e, principalmente, para a comunidade. Ficou linda. Um trabalho muito bem feito. Nosso objetivo é terminar o mandato com o maior volume de obras feito na história da saúde em Londrina”, garantiu.

Segundo o prefeito, é importante melhorar a estrutura física e salarial, para que os funcionários possam dar o melhor de si no cuidado aos pacientes. “Com esse projeto, mais 50% de aumento para os médicos, 70% de aumento para enfermeiros, quase 30% para auxiliares, entre outras transformações, vamos dar condições para a Saúde de Londrina ser elogiada, como já está sendo”, afirmou. Ele se referiu ao projeto do Executivo que tramita na Câmara, reajustando os salários dos servidores.

A secretária Municipal de Saúde, Ana Olympia Dornellas, informou que o atendimento, inicialmente, será feito por uma equipe Saúde da Família, composta de um médico, quatro auxiliares de enfermagens e três agentes comunitários. “A princípio será apenas um médico do programa Saúde da Família. Existe a perspectiva de aumentar a equipe, dependerá da demanda e dos indicadores levantados na região”, disse.   

De acordo com Ana Olympia, além do serviço médico, a nova UBS vai oferecer atendimento básico de odontologia municipalizado para crianças e posto Patrimônio Reginaadolescentes, contando com dentistas e auxiliares de odontologia. “É um serviço novo na comunidade, pois não tinha na antiga UBS. Com o processo de municipalização, pretendemos ampliar a carga horária do dentista, a fim de começar os atendimentos ainda este mês”, afirmou. A UBS pretende oferecer ainda atendimento odontológico para adultos. Para isso, é necessário ampliar a carga horária dos dentistas, por meio do projeto encaminhado pelo Executivo que aguarda aprovação da Câmara Municipal. 

O médico Fahd Haddad ressaltou a importância da UBS para comunidade e região. “O trâmite da obra vem desde a posse do prefeito Barbosa Neto. A comunidade é grande e precisa de um atendimento eficiente. Isso prova o esforço do município em relação à saúde de Londrina”, disse emocionado.
A obra foi construída com recurso federal e contrapartida do município. Os investimentos foram na ordem de R$ 531.039,51, sendo que R$ 216.302,00 vieram do Ministério da Saúde.

O secretario Municipal de Obras e Pavimentação, Agnaldo Rosa, agradeceu e parabenizou o trabalho feito pela empresa Theoria, responsável pela construção do posto de saúde. ”Quem tiver a oportunidade de conhecer seu interior, vai observar um trabalho bem feito, de muito carinho e dedicação. Não é apenas um posto de saúde, e sim, um ato de amor da comunidade”, afirmou.

A Unidade Básica de Saúde do Patrimônio Regina é a terceira entregue pela gestão Barbosa Neto. Além dela, a Prefeitura já reformou a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e construiu o novo posto de saúde do jardim Eldorado, na região leste. Atualmente, a administração está construindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na avenida Arthur Thomas, na região oeste, e duas novas unidades básicas de saúde, no jardim Jamile Dequech e na Vila Ricardo.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos