Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional recebe inscrições
Credenciamento para o evento, que será realizado dia 30 de setembro em formato virtual, estará disponível até a próxima segunda-feira (20)

Estão abertas as inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina. O evento virtual será realizado em 30 de setembro, às 19h, e é organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-LD), com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). O tema central será “Segurança Alimentar e Nutricional em Tempos de Pandemia Covid-19”.
O credenciamento para a Conferência Municipal estará disponível até a próxima segunda-feira (20), pelo site https://forms.gle/SfJz8yQ9g68FJKdN6.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, a Segurança Alimentar e Nutricional consiste no acesso a alimentos de qualidade, de forma regular e contínua, na quantidade suficiente. “Para promover esse direito a todos, principalmente os mais vulneráveis, é necessária a participação do poder público e da sociedade civil organizada. A conferência é um espaço onde esses grupos se reúnem, apresentam suas demandas e elaboram propostas para efetivar, de forma prática, essas premissas”, afirmou.
Na conferência, haverá eleição para escolha de novos membros do Consea-LD, que irão representar a sociedade civil e o poder público no período de 2021 a 2023. Também serão sugeridas as ações e atividades para a nova gestão, indicadas dentre propostas prioritárias elencadas e aprovadas na 3ª Conferência Municipal, realizada em 2018.
Realizado de forma virtual, o evento será transmitido ao vivo pelo canal “SMAA – Agricultura Londrina“, no YouTube. Para participar da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN), os interessados podem se inscrever como observadores, que não possuem direito a voz nem voto, ou como convidados, com direito a voz e sem voto.
Os delegados, que contam com direito a voz e voto, precisam ser indicados como representantes das entidades, instituições, movimentos e representantes da sociedade civil organizada; do poder público municipal; ou integrar a Comissão Organizadora da 4ª CMSAN. Essas informações devem ser fornecidas ao preencher o formulário de credenciamento.
Dentre os setores relacionados ou que atuem com Segurança Alimentar e Nutricional, são convidados a participar da CMSAN movimentos populares organizados, associações comunitárias, e instituições religiosas; associações, cooperativas, organizações e comunidades de produtores da agricultura familiar; movimento sindical de trabalhadores e patronal, urbano e rural; instituições de ensino privado técnico e superior e de pesquisa; associações de classe e conselhos profissionais; organizações privadas sem fins lucrativos de serviço social autônomo e similares; instituições privadas e filantrópicas e organizações não governamentais e afins, das áreas de assistência social, de educação e de geração de emprego e renda; além dos poderes público municipal e estadual.
Segundo a diretora de Abastecimento da SMAA, e integrante da Comissão Organizadora da 4ª CMSAN, Amanda Cristina Andrello Costa, é importante que todos os segmentos elencados participem do encontro, que será transmitido ao vivo pela internet. “Essa representação viabiliza a intersetorialidade das ações que envolvem as políticas de segurança alimentar e nutricional. Ou seja, a Defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) precisa ser pensada e posta em prática, tanto pelo poder público municipal, estadual e federal, como pela sociedade civil organizada”, destacou.
Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, pelo telefone 3372-4790.