Cidadão

Defesa Social promove capacitação anual para os guardas municipais de Londrina

Qualificação mantém os servidores atualizados sobre procedimentos necessários para realizarem os serviços diários de atendimento à população

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), está realizando mais uma edição anual do Estágio de Qualificação Profissional para todos os agentes da instituição. A qualificação é amparada por legislações que visam garantir que os servidores permaneçam em constante atualização, a fim de melhor atender ao público.

O corpo de instrutores do Estágio de Qualificação Profissional é formado por guardas municipais que se capacitaram ao longo dos anos e se habilitaram para poder compartilhar os conhecimentos com os demais colegas.

Foto: Emerson Dias / NCom

Para o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, a Guarda Municipal está se tornando cada vez mais forte. “Essa qualificação é importante para continuarmos atendendo a população de Londrina com o que temos de melhor. Nosso quadro de agentes está em constante movimento no que se refere ao aprimoramento de técnicas entre outras habilidades que se fazem necessárias no dia a dia”, pontuou.

A capacitação teve início no último dia 30 de agosto e segue até o dia 3 de dezembro. Os guardas municipais participarão de 80 horas de aula, divididas em duas etapas (52 horas presenciais e 28 on-line), para aprimorarem e atualizarem os conhecimentos sobre legislação, técnicas operacionais, preenchimento de documentos, armamento e tiro, educação física, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Patrulha Maria da Penha, entre outros assuntos pertinentes para execução do serviço com excelência e qualidade.

A Língua Brasileira de Sinais tornou-se o meio de expressão e comunicação oficial da comunidade Surda a partir do ano de 2002, através da popularmente conhecida como Lei de Libras, n° 10.436/2002. A partir de então, ficou obrigatória a difusão da língua pelo poder público.

Foto: Guarda Municipal

Visando prestar um atendimento mais inclusivo para toda a comunidade londrinense, a Defesa Social incluiu o estudo de forma permanente na grade da qualificação. A capacitação aborda os elementos básicos da Libras, contexto histórico, legislação e práticas de sinais cotidianos.

Todos os guardas municipais também participarão de 18 horas/aula teóricas e práticas de armamento e tiro. Cada agente terá a oportunidade de realizar cem disparos de pistola calibre 380, equipamento utilizado nos trabalhos diários.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos