Destaques

Distritos recebem “Oficina de trabalho em Amamentação”

Distritos recebem “Oficina de trabalho em Amamentação”

Profissionais de saúde de Irerê e Taquaruna, no município de Londrina, passam por treinamento que objetiva o incentivo da amamentação

Apesar das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno acontecerem apenas em agosto, de 1º a 7, Londrina já iniciou as atividades. O distrito de Irerê e  o patrimônio de Taquaruna recebem na próxima quinta-feira (7) a “Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno”. O programa é direcionado aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos e patrimônios e acontece na UBS de Irerê das 7h às 13h.

A oficina será realizada pelas tutoras enfermeiras da Rede Amamenta Brasil em Londrina, Eliana Ninelo Maruski e Roxane Fusal Bandeira. Aproximadamente, 20 profissionais, integrantes da equipe de enfermagem das UBS, devem participar do treinamento. Segundo Eliana, o objetivo da oficina é capacitar os profissionais de saúde e orientá-los no incentivo ao aleitamento materno. “Durante o treinamento, definimos quais ações serão desenvolvidas para estimular a amamentação, de acordo com as necessidades de cada unidade”, esclareceu Eliana.

A “Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno” faz parte da Rede Amamenta Brasil que é uma estratégia do Ministério da Saúde na atenção básica, para aumentar os índices de aleitamento materno no país. “Com o aumento do número de aleitamento materno, acontece a diminuição da mortalidade infantil e da desnutrição, além de melhorar a qualidade de vida das crianças e das mães”, informou Eliana.

Roxane acrescentou que a oficina faz parte da primeira etapa da programação. A partir dela, é agendado o chamado “manejo clínico”, que objetiva o ensino aos profissionais, quanto ao auxilio da prática da amamentação. “É designado um tutor para cada unidade, que faz o acompanhamento, através do esclarecimento de possíveis dúvidas e com realização de visitas às UBS a cada três meses”, explicou Roxane.

“Se todos os profissionais tiverem o conhecimento do manejo e souberem como atuar na orientação da amamentação materna, serão capazes de proporcionar tranquilidade às mães, por meio da intervenção antes do parto, no pré-natal. Propiciando assim, capacidade para as mães lidarem com as dificuldades da amamentação”, concluiu Roxane.

Além desta oficina, acontecem, também, na primeira semana de agosto, atividades em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Com o tema “Amamentação uma experiência em 3D”, a programação prevê o lançamento do cartão telefônico da Sercomtel, referente à amamentação; o oitavo Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina, entre outras atividades.

A enfermeira coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA), Lilian Poli, falou sobre a finalidade deste evento. “A programação propõe discutir a comunicação, como parte essencial na proteção, promoção e apoio da amamentação materna. Além, também, de sensibilizar os profissionais de saúde da importância de discutir sobre a temática”, contou Lilian.

Podem participar da programação, técnicos e profissionais de saúde e acadêmicos da área. Mais informações sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno serão divulgadas na próxima reunião do CALMA.

Foto: Arquivo Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos