Destaques

Londrina ganha 19ª Horta Comunitária no União da Vitória

Londrina ganha 19ª Horta Comunitária no União da Vitória

A horta está em um terreno de 3 mil m², cultivando diversas hortaliças, beneficiando, inicialmente, 18 famílias

O prefeito Barbosa Neto inaugurou ontem (6) a 19ª horta comunitária no jardim União da Vitória. A horta está localizada na rua Elson Pedro dos Santos, em frente à creche Imaculada Conceição. O espaço beneficiará 18 famílias com o plantio de cebolinha, beterraba, rúcula, cenoura, couve, salsinha, rúcula, alface crespa, lisa e americana e almeirão, em um terreno que dispõe de um total de 3 mil m² e que, inicialmente, as hortaliças serão cultivadas em um espaço de 450 m².

A água para abastecer a horta é captada de uma mina localizada na região, com uma vazão de 9 mil m³ por hora. Canalizada através de uma mangueira de uma polegada e que chega até o local sem a necessidade de bombeamento, por causa da gravidade, gerando custo zero.

Estiveram presentes na inauguração, além do prefeito, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Ribeiro Chiesa, o coordenador de hortas comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, o secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, a secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali, um dos representantes da comunidade, Marcos da Horta, a presidente do Instituto Eurobase, Lydia Fedrigo, o vereador Jairo Tamura e o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Neivo Beraldin.

O prefeito Barbosa Neto agradeceu a toda a equipe da Secretaria de Agricultura e à comunidade. “Eu tenho o prazer de estar presente e ver crianças, adultos e idosos trabalhando porque mais do que cuidar desse espaço, que antes era um depósito de entulho, é ganhar o pão com o suor do seu rosto.”

“Fico muito orgulhoso em saber que aqui não tem agrotóxico, que aqui tem um trabalho comunitário, em que a própria população é que vai cuidar. E essa integração, como nós vimos lá no Colégio Nina Gardemann, em que a Associação de Pais e Mestres, em 55 dias, conseguiu R$ 1.700 e, com o dinheiro, estão investindo no colégio”, salientou o prefeito.

O prefeito ainda falou do orgulho de estar no União da Vitória. “Nós já fizemos uma minirreforma no Viva Vida, mas nós vamos investir ali e, no ano que vem, estará pronto, com mais de R$ 1,5 milhão. Nós fizemos a academia ao ar livre, alambrado no campo de futebol.” Barbosa disse, ainda, que, em breve, vai inaugurar um parquinho para as crianças do bairro brincar.

A secretária de Agricultura, Marisol Chiesa, argumentou ser muito importante entregar, às comunidades, alimentos saudáveis e sem agrotóxico, através das hortas comunitárias. “Precisamos de alimento saudável e seguro para melhorar a nossa saúde.”

O secretário de Obras, Aguinaldo Rosa, falou das mudanças que estão sendo implantadas no bairro. “O prefeito Barbosa Neto tem consciência das dificuldades e dos problemas que precisam ser solucionados aqui no União da Vitória” e concluiu falando que o bairro estava abandonado, mencionando o muro da Escola Municipal Profª Tereza Canhadas Bertan, a arquibancada e iluminação no campo de futebol, a academia ao ar livre, como ums das melhorias feitas pela administração atual. 

Segundo o coordenador de hortas comunitárias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Carlos Eikiti Hirooka, “esta horta foi uma solicitação da comunidade, encaminhada pela presidente da Eurobase, Lydia Fedrigo, e também pelo Marcos da Horta.” Eikiti explicou ainda que, conforme for aparecendo famílias interessadas em participar do programa, haverá a extensão do terreno, até que seja todo utilizado.

O superintendente regional do Ministério do Trabalho, Neivo Beraldin, declarou que a horta comunitária é uma demonstração da integração entre Prefeitura Municipal e comunidade. “Possibilitando a colheita de produtos não tóxicos e que o exemplo que a prefeitura está deixando se estenda para cada casa.”

Um dos responsáveis pela horta na comunidade, Marcos da Horta, ressaltou que o projeto é executado com muito êxito pela administração municipal. “Eu achei que não chegaria até nós, mas fomos privilegiados e agora temos nossa horta comunitária.”

A presidente do Instituto Eurobase reforçou que a união entre poder público e privado pode fazer a diferença. “Precisamos fazer isso sempre, unir forças. Só unindo forças, conseguimos ir para frente.”

As próximas hortas a serem inauguradas na cidade ficam no jardim Paulista, Ruy Virmond Carnascialli e no Jamile Dequech.

Foto: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos