Teste Seletivo da Prefeitura recebeu 3.262 candidatos para prova objetiva
Gabarito preliminar será publicado hoje, segunda-feira (20); índice de abstenção foi inferior à média, com apenas 16,87% de faltosos
A Prefeitura de Londrina realizou, no domingo (19), a prova objetiva do Teste Seletivo n° 106/2021. Com 83,13% de presença dentre o total de inscritos, 3.262 candidatos compareceram em 40 escolas municipais, de todas as regiões da cidade, para concorrer às 136 vagas oferecidas para contratação temporária. O gabarito preliminar da prova objetiva deve ser publicado no Portal da Prefeitura nesta segunda-feira (20), a partir das 17h.
O Teste Seletivo n° 106/2021 foi o primeiro processo seletivo do Município, desde o início da pandemia, a contar com avaliação presencial em formato de prova objetiva. As medidas de segurança contra o novo coronavírus incluíram aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel, e em cada sala de aula foram alocados no máximo 10 candidatos. O certame contou ainda com apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal.
Este processo seletivo também se destaca pelo baixo índice de abstenção. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) indicou que a média de ausência em testes seletivos com aplicação de prova se mantém em uma faixa de 20% a 30%. Nos editais em que não há cobrança da taxa de inscrição, o índice de ausentes chega a 50%, em média.
Na prova deste domingo (19), a abstenção registrada foi de 16,87%. O maior índice de faltantes, 33,5%, foi para o cargo de preparador de cadáveres: dos 443 inscritos, apenas 295 participaram da prova. Para os cargos de professor de Educação Básica e Educação Física, as abstenções foram de 13,4% e 24,5%, respectivamente.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, afirmou que a aplicação da prova obteve sucesso na aplicação dos protocolos de segurança contra a Covid-19. “Tivemos algumas ocorrências, o que é normal e dentro do esperado, mas observamos que foram menores. Em parte, isso se dá pelo cenário econômico atual, em que as pessoas precisam de um emprego. Também agradecemos aos canais e veículos de comunicação pelo apoio, porque investimos muito esforço para informar ao máximo os candidatos, inclusive pelas redes sociais. O que mais desclassifica é a falta de atenção e de informação, então tentamos levar o máximo possível, e creio que isso favoreceu o alto índice de presença”, citou.
Após a publicação do gabarito preliminar, os candidatos terão um prazo de dois dias úteis para apresentar recurso administrativo. Os pedidos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail tss.londrina@londrina.pr.gov.br, com indicação no campo assunto “RECURSO – Gabarito Preliminar”. Serão analisados todos os pedidos de recursos que sejam encaminhados ao e-mail até às 17h de quarta-feira (22).
Além do gabarito preliminar, será publicado nesta segunda-feira (20) o edital de convocação de candidatos afro-brasileiros, para entrevista de confirmação da autodeclaração. As entrevistas estão programadas para ocorrer neste sábado (25) e domingo (26).
Pessoa com deficiência – Os candidatos que, no ato de inscrição, solicitaram vaga especial para pessoa com deficiência devem apresentar, até terça-feira (21), o laudo médico preenchido e assinado por médico especialista, que ateste qual deficiência o candidato possui e se é compatível com o cargo requerido.
O documento está disponível no Anexo VI do Edital n° 106/2021, e deve ser entregue, em versão original ou cópia autenticada, na Secretaria Municipal de Recursos Humanos. O endereço é Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar, das 12h às 18h.
Em caso de dúvidas sobre o Teste Seletivo n° 106/2021, a SMRH disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC). O SAC fica disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h às 18h, pelo telefone 3372-4038 e 3372-4850.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária Municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, pelo 3372-4032.