Cidadão

Saúde capacita agentes para combate à dengue

Os agentes comunitários de saúde recebem esta semana formação para combate à dengue e orientação à população   

A Secretaria Municipal de Saúde continua nesta semana com as ações de rotina no combate à dengue. Desta vez, os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde recebem formação para o combate à dengue e orientação à população.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Élson Belisário, as ações continuam em todas as regiões, mas têm sido mais tranquilas. “Como no Lira foi detectado que já não são mais os recicláveis os principais focos de proliferação do mosquito, estamos capacitando os agentes para essa nova realidade” explicou.

Belisário explicou, ainda, que os agentes vão passar por capacitação, para que, nos próximos meses, quando a situação começa a se agravar devido ao verão, os índices possam ser mantidos baixos. “Além de ter vários agentes comunitários de saúde novos, identificamos que os criadouros fixos dentro das residências aumentaram. Os agentes comunitários são muito importantes na conscientização da população”, explicou.

Além disso, o coordenador informou que, a partir de outubro, os trabalhos devem começar a ser mais intensos, portanto, ainda há um prazo de 30 a 40 dias para fazer esta preparação. “As demais ações de prevenção e combate ao mosquito continuam sendo feitas, nos horários que as equipes não estiverem em treinamento”, informou. O São Jorge recebe fumacê nesta segunda-feira.

Os temas discutidos durante esta semana na formação incluem ciclo evolutivo do vetor, dispersão de criadouros, medidas de controle, epidemiologia, dengue DC, DCC e FHD, febre amarela e mobilização social.

Números atualizados

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira apontou 13.253 notificações feitas desde o começo do ano. Deste número, 7.465 casos foram confirmados, 5.577 descartados e 196 ainda estão sendo analisados pela secretaria.

A região leste apresenta 2.490 casos confirmados, a região norte teve 1.398 casos confirmados até agora, a oeste 1.282, a sul confirmou 1.189 casos, enquanto a região central 1.050 e a zona rural 56. Até agora, foram registrados quatro óbitos pela doença.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos