Cidadão

Plano Nacional de Políticas para Mulheres foi eixo da Conferência Municipal

Saúde, mercado de trabalho e enfrentamento da violência pautaram conferência; 29 delegadas foram escolhidas para etapa estadual

conf mulherA Secretaria Municipal da Mulher realizou, no último final de semana, a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que é uma etapa preparatória da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A Conferência, realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, aconteceu na Câmara Municipal de Londrina e foi presidida pela Secretária Municipal da Mulher, Sueli Galhardi.

A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (19) e contou com a presença do Prefeito Barbosa Neto e autoridades locais. O prefeito falou da admiração que tem pelo trabalho das mulheres e destacou o fato de 1/3 do secretariado ser composto por mulheres. Ele listou também diversas realizações como a reforma da Casa da Mulher, a conquista da Vara Maria da Penha e a institucionalização da Semana Municipal da Mulher, entre outras.

Durante a solenidade, um vídeo com mensagem da ministra Iriny Lopes foi apresentado aos participantes, convocando todas as brasileiras a participarem deste processo, que tem a finalidade de identificar demandas e formular propostas de ações efetivas para a superação das desigualdades de gênero, eliminação da pobreza e o fortalecimento da cidadania das mulheres brasileiras.

Após a solenidade de abertura, Gualhardi falou sobre os princípios e diretrizes da Política Nacional para Sueli Galhardias Mulheres e apresentou as prioridades e metas do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres do município de Londrina.

No sábado (20), as participantes da Conferência debateram os eixos do Plano Nacional. Além de levantar as principais demandas locais, as participantes discutiram a necessidade urgente de se garantir a aplicação das leis voltadas à defesa dos direitos das mulheres e à promoção da igualdade de gênero. No que diz respeito ao trabalho, por exemplo, reivindicar maior investimento em qualificação profissional e na oferta de equipamentos sociais, como condições fundamentais para o acesso e permanência das mulheres no mercado de trabalho.

Na área da saúde, as delegadas defenderam a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em especial a promoção da assistência obstétrica e neonatal; a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis; a promoção da saúde sexual e reprodutiva; a atenção à saúde das mulheres em situação de prisão e o atendimento das especificidades de gênero, raciais, geracionais, de orientação sexual e das mulheres com deficiência.

O enfrentamento da violência contra a mulher foi outro tema de destaque nos debates. As delegadas reivindicaram o funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher, inclusive nos finais de semana, e a assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres pelo Governo do Estado do Paraná.

Além da aprovação de propostas nas diversas áreas, as delegadas da Conferência aprovaram proposta de apoio à criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná.

Para a Secretária Sueli Galhardi, as conferências trazem uma grande contribuição ao fortalecimento dos organismos de políticas para as mulheres. “Percebemos um amadurecimento do movimento social de mulheres de Londrina. A Conferência realizada foi rica em debates e propostas que contribuem para consolidarmos as políticas já desenvolvidas e avançarmos na superação dos desafios ainda impostos.”

O último ponto da Conferência foi a eleição das 28 delegadas, 19 representantes da sociedade civil e nove do poder público, que vão representar o município de Londrina na Conferência Estadual que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro na cidade de Curitiba.

Fotos: José Otávio

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos