Destaques

Londrina é a primeira cidade a ter sinalizadores de itinerários

Londrina é a primeira cidade a ter sinalizadores de itinerários

Prefeito entrega sinalizadores a deficientes visuais; produtos facilitam acesso ao transporte coletivo

Durante a coletiva semanal de hoje (22), o prefeito Barbosa Neto entrega 100 sinalizadores de itinerários para pessoas com deficiência visual. Essa ação compõe a 2ª Semana da Pessoa com Deficiência, que começou no dia 17 deste mês e se estende até amanhã (23).
 
Londrina é a primeira cidade a adotar este método de sinalização, que foi inventado por um londrinense, o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Londrina (ADEVILON), Antônio Carlos Ferreira. O projeto de Lei n° 10.877, que determina sua criação, foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina e sancionado pelo prefeito Barbosa Neto, em março de 2010.

“Esta iniciativa, além de ajudar deficientes visuais, vai ajudar, também, pessoas que não estão alfabetizadas, idosos e até mesmo o meio ambiente, porque vai diminuir as freagens e as acelerações”, enfatizou o prefeito. Barbosa informou ainda que está sendo construída, no jardim Piza, a sede da ADEVILON, em um terreno cedido pelo Município.

Londrina é a primeira cidade a ter sinalizadores de itineráriosSobre as ações que objetivam a melhoria da vida do deficiente visual, o diretor da Companhia Municipal de Trânsito (CMTU), Wilson de Jesus, enfatizou as mobilizações que vêm sendo realizadas no transporte urbano de Londrina. “Além deste mais novo projeto de sinalização, apoiado pela CMTU, temos 87% da frota dos ônibus adaptados para pessoa com deficiência física, no horário de pico, e 100% no de entrepico”.

Esteve presente, também, na solenidade, o presidente do Comitê Brasileiro de Acessibilidade, Gildo Magalhães, que parabenizou a cidade pelo trabalho feito em favor da acessibilidade. “Londrina está exatamente no caminho mais adequado para a acessibilidade.”

O sinalizador de itinerário é composto por três filetes, os quais contêm a ordem alfabética e numérica, escritas em braile. O usuário poderá, então, montar o texto do seu sinalizador, de acordo com a linha de ônibus que deseja embarcar. “A finalidade do sinalizador de itinerário é facilitar, o acesso ao transporte coletivo, às pessoas com deficiência visual e diminuir o número de parada de ônibus, facilitando, também, o trabalho do motorista”, esclarece o assessor especial da pessoa com deficiência, José Giuliangeli de Castro.
 
Ainda de acordo com o assessor, quase 1% da população londrinense, que representa aproximadamente 500 pessoas, é composta por deficientes visuais, portanto, segundo Castro, este sinalizador irá proporcionar maior agilidade e segurança  aos motoristas e  às pessoas com deficiência. “Nesta etapa, serão entregues 100 sinalizadores, com o objetivo de mapear a necessidade da cidade e decidir quantos ainda precisam ser feitos”, explicou Castro.
 
O inventor do sinalizador de itinerário contou que a inspiração da criação iniciou no ano de 2009, por meio da sua própria necessidade. “A nossa maior dificuldade é fazer a parada do coletivo, pois, existem pontos da cidade, que passam de cinco a dez ônibus, e, muitas vezes, precisamos parar todos até chegar o nosso transporte. Através deste sinalizador, teremos autonomia, independência e acessibilidade. Este é apenas o início da nossa conquista”, enfatizou.
 
Ferreira falou ainda que o sinalizador proporciona a comunicação entre o motorista e o deficiente visual. “Traz ganho de tempo e menos stress para o motorista”, complementa. Ferreira contou que, para chegar ao produto final, fez uma pesquisa entre os motoristas e os deficientes visuais.
 
Segundo o inventor e presidente da ADEVILON, por meio deste produto, a pessoa com deficiência poderá ir a qualquer bairro da cidade, pois, todas as linhas de ônibus metropolitanas podem ser sinalizadas.

Esta ação foi possível, mediante apoio e parceria da Assessoria Especial de Pessoa com Deficiência, CMTU e das empresas de transporte público da cidade: LondriSul, TIL, Viação Garcia e a Grande Londrina, que é responsável pela produção dos primeiros sinalizadores entregues hoje (22).
 
O sinalizador de itinerário está disponível aos deficientes visuais no setor de passe livre do Terminal Urbano Central.

Fotos: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos