Prefeito assina ordem de serviço para novo prédio do CREAS 3

Construção do Centro de Proteção da Criança e Adolescente prevê investimento de R$ 1.317 em 500 m² de obra
O prefeito Barbosa Neto assina hoje (22), durante a coletiva semanal, a ordem de serviço para o Centro de Proteção da Criança e Adolescente (CREAS 3), que será construído em um terreno de 360 m², localizado na avenida Rio de Janeiro esquina com a Juscelino Kubitschek, ao lado do Centro de Economia Solidária, região central. O Centro tem a finalidade de atender famílias vítimas de todo o tipo de violência.
O prefeito Barbosa Neto comunicou que esta obra tem um significado especial. “É o primeiro prédio público com 100% dos serviços municipalizados, com uma especificidade muito grande, porque trata da violência sexual. É mais um marco na proteção social e o CREAs vai ser um local importantíssimo, para que cada vez mais seja cumprida a obrigação do município”, concluiu.
O investimento deste projeto prevê R$ 1,3 milhão, sendo metade do governo municipal e metade do governo estadual. Com 500 m², a construção do prédio com três pavimentos, contempla na área térrea, de 195.69 m², quatro banheiros, salas de espera e atendimento, fraldário, elevador, área técnica, três salas para atendimento psicológico e garagem com quatro vagas. No primeiro andar, com 136.48 m², está prevista a construção de duas salas para a administração e duas para atendimento psicológico, dois banheiros, sala da coordenação e despensa. Já no terceiro andar, com 141.34m², serão edificadas duas salas para atividades, dois banheiros, sala de depósito e de máquinas.
“Esse CREAS foi projetado com uma estrutura específica para o atendimento desenvolvido pelo Centro. Com um local totalmente aconchegante e estruturado, para que essas crianças possam de fato ser acolhidas e melhor atendidas”, enfatizou a secretária da Assistência Social, Jaqueline Micali. Ela complementou ainda que o Centro têm o objetivo de atender famílias que sofreram todo o tipos de violência, porém, segundo Micali, na maior parte dos atendimentos, são de violência sexual. “Atendemos crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência, com o intuito de romper com esse ciclo.”
A secretária de assistência social falou sobre o projeto de municipalização dos CREAS. “Nós iremos municipalizar todos os Centros de Referencia Especializado, isso é algo que o prefeito pegou terceirizado e sem nenhuma sede própria. No final, a cidade irá ter três Centros Especializados e totalmente municipalizados. Isso é responsabilidade de um governo que assume a sua identidade”.
O secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, destacou a importância desta construção para a cidade e para os londrinenses. “Esse CREAS é um avanço para a sociedade. É uma construção que cuida do crescimento da cidade e também do ser humano, através dessa obra, vamos atender as pessoas carentes e que têm dificuldades, alavancando, assim, o seu crescimento”, ressaltou.
Além do prefeito, participam da assinatura da ordem de serviço, o secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa e o empresário responsável pela obra, Vinícios Matos Queiroz da Ecolom Construtora, que tem o prazo de 180 dias para concluir a obra.
O CREAS 3 localizado, atualmente, na rua Ibiporã, atende 1200 famílias. Além da construção do novo prédio, o Centro, que antes era terceirizado, será municipalizado pela administração do prefeito Barbosa Neto.
Fotos: Luiz Jacobs.




