Conferência Municipal de Políticas de Juventude debate mobilização popular
No encontro, foram eleitos os membros do Comjuve para o biênio 2022-2024; participantes discutiram a situação atual do Conselho e políticas públicas envolvendo o público jovem

Foi realizada, no último sábado (27), no auditório da Prefeitura de Londrina, a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude. O evento envolveu a participação de integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude (Comjuve), estudantes e representantes de diferentes segmentos, lideranças religiosas e autoridades locais, incluindo a vereadora Lenir de Assis e o vereador Eduardo Tominaga.
O objetivo foi colocar em foco assuntos pertinentes às políticas e ações voltadas para o público jovem londrinense. Um dos pontos principais foi debater a situação atual do Comjuve e seus próximos passos enquanto órgão democrático e inclusivo, com atuação de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador. Também foram eleitos os integrantes da sociedade civil que passam a fazer parte do novo quadro de conselheiros para a gestão do biênio 2022-2024. Os membros selecionados diretamente pelo poder público serão indicados posteriormente.
A organização do encontro respeitou todas as medidas sanitárias e de segurança relativas à pandemia de Covid-19, incluindo a obrigatoriedade de máscara protetora, uso de álcool em gel e distanciamento adequado.
Segundo o atual vice-presidente do Comjuve, Átila Castello Vaqueiro, a 5ª Conferência foi realizada em formato acessível, buscando, nessa edição, conversar sobre formas de ampliar a participação e incentivar maior mobilização junto ao Comjuve a partir de 2022. “Durante o período de pandemia, que prejudicou inúmeros setores, a participação nos conselhos também foi muito afetada. Por isso, a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude procurou, principalmente, engajar os presentes no debate sobre o papel e possibilidades do Comjuve, ouvindo suas percepções diversas sobre as políticas públicas voltadas a este segmento. Todos os participantes tiveram voz e direito ao voto e a ser votado, e a participação foi positiva, dado o atual contexto”, avaliou.
De acordo com Vaqueiro, em 2022 será realizada uma eleição complementar para o preenchimento de vagas que não foram preenchidas na composição eleita. Do total de 21 vagas para a sociedade civil, houve preenchimento de 11. A vacância abrange posições nos segmentos Culturais, Comunitários, Rural, Negro, Ensino Superior, Instituições de Ensino Fundamental/Médio, Prestadoras de Serviços Afetos à Juventude, e Segmento Sindical. O calendário oficial do Comjuve iniciará em fevereiro do próximo ano, com a definição da próxima diretoria do órgão.
“Em 2022, pretendemos realizar mais reuniões e ações no sentido de ampliar a participação da sociedade para a construção de programas e iniciativas que possam beneficiar e dar mais autonomia à juventude londrinense. A intenção é aumentar a divulgação junto às entidades, para possibilitar maior visibilidade dessa articulação entre sociedade civil e poder público. Outro objetivo é realizar edições de pré-conferências, envolvendo etapas anteriores em todas as regiões de Londrina, para fortalecer a mobilização e chamar mais participantes à próxima edição da Conferência Municipal. Quem tiver interesse, pode entrar em contato conosco a qualquer momento para saber mais sobre o Comjuve”, detalhou o vice-presidente do Conselho.
Entre as atribuições dos conselheiros municipais estão a fiscalização do cumprimento da legislação voltada para a juventude e a implementação de políticas públicas da juventude; o assessoramento do Poder Executivo na elaboração dos planos, programas, projetos e ações; e o estabelecimento de prioridades e fiscalização sobre a aplicação dos recursos públicos federais, estaduais e municipais destinados às políticas sociais relacionadas à juventude.
Mais informações sobre o Comjuve estão disponíveis no endereço https://portal.londrina.pr.gov.br/localizacao-cons-juventude . Também é possível entrar em contato diretamente com o vice-presidente do Comjuve, Átila Vaqueiro, pelo telefone (43) 99972-4786.