Guarda Escolar conclui palestras sobre “Violência Intrafamiliar” em 88 escolas
Ao todo, 4.616 alunos foram atendidos pelas equipes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (Gmec)

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, via grupamento escolar, concluiu o ciclo de palestras educativas nas 88 escolas municipais da cidade. As equipes atenderam, inclusive, as escolas localizadas na zona rural. Foram atendidas, ao todo, 4.616 crianças dos quartos anos, distribuídas em 237 turmas, nas atividades conduzidas pelos guardas municipais.
O ciclo 2021 teve início no mês de agosto, quando a rede municipal de Educação promoveu o retorno das aulas no formato híbrido. Os agentes trabalharam com o tema “Violência Intrafamiliar”, o qual dispõe de informações sobre os diferentes tipos de violência: física, psicológica, moral, abandono e negligência, sexual, patrimonial, financeira; violência contra o idoso, contra crianças e adolescentes; contra mulher, e contra pessoa com deficiência no âmbito familiar.

Os guardas municipais conversam com as crianças sobre quais são as principais características da vítima e do agressor, e inclusive quais são as consequências de cada tipo de violência. Ao final da apresentação, os agentes falam sobre a rede de proteção que existe para resguardar cada grupo vulnerável. Neste ciclo algumas crianças fizeram relatos espontâneos, que é quando ela informa por conta própria alguma situação de violência vivida, como, por exemplo, relatos de violência sexual, física, psicológica e de negligência. As informações foram encaminhadas à rede de proteção para providências.
O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, falou sobre a qualificação dos guardas. “Nós temos guardas municipais capacitados para atender as crianças. Pudemos perceber, mais uma vez, a importância desse trabalho de proximidade que vem sendo feito pelas equipes. A integração da nossa secretaria com a rede de proteção nos permite fazer o encaminhamento de situações que possam aparecer durante as palestras de forma mais objetiva. No próximo ano vamos continuar com as palestras”, garantiu.

Incentivo à inovação – O projeto “Palestra nas Escolas” foi finalista e ficou em primeiro lugar no Programa de Incentivo à Inovação promovido pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), por meio da Escola de Governo (EG), da Prefeitura de Londrina. O programa tem como objetivo estimular a cultura da inovação no serviço público e valorizar os servidores.
Cássia Munhoz, supervisora do grupamento escolar, falou sobre a retomada do projeto. “Estávamos ansiosos para retornar ao trabalho com os alunos. O Projeto Palestra nas Escolas foi escolhido pelo grupamento para este momento, justamente pela quantidade de alunos que poderíamos alcançar. Entendemos que, com a pandemia e o isolamento, situações de violência em família poderiam ser consideráveis, e isso se confirmou diante do número expressivo de relatos espontâneos relacionados à violência que as equipes receberam por parte de crianças que participaram das palestras. O trabalho de prevenção é essencial para esta faixa etária, onde as crianças estão em pleno desenvolvimento e em transição entre a infância e a adolescência”, informou.

Demais ações – As equipes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (Gmec) tem como principal responsabilidade a realização de patrulhamento preventivo e comunitário em todas as escolas municipais, e o desenvolvimento de projetos e atividades a fim de criar uma aproximação com a comunidade. Em 2021, as equipes prestaram apoio à fiscalização das medidas de combate à pandemia no primeiro semestre.
No segundo semestre, os guardas municipais realizaram, concomitantemente ao trabalho das palestras, ponto base nos horários de entrada e saída das escolas; orientação de trânsito; ações sociais no dia das crianças e também participaram de reuniões junto aos demais membros da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente.

Secretarias unidas – Os trabalhos deste semestre foram desenvolvidos em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Políticas para as Mulheres. Ainda durante as palestras, os guardas municipais fizeram a colagem de alguns cartazes com informações sobre a rede de proteção à mulher, e distribuíram alguns panfletos educativos.
Próximo ano – De acordo com a supervisão do grupamento escolar, no próximo ano serão promovidas palestras com diferentes temas para alunos dos quartos e dos quintos anos da rede municipal. Está sendo feito um planejamento para que o projeto “Guarda Municipal Mirim (GMM)” possa ser executado. A iniciativa existe desde 2014 e tem como objetivo principal fortalecer os vínculos de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas por meio de palestras, ordem unida entre outras ações.