Destaques

Assistência Social realiza encontro entre os CRAS

Primeiro encontro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) reuniu 180 profissionais

Primeiro encontro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) reuniu 180 profissionais

Durante a manhã desta sexta-feira (14) o prefeito Barbosa Neto participou da abertura do primeiro encontro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com o tema “As melhores práticas do CRAS: experiências a serem compartilhadas”. O evento reuniu aproximadamente 180 funcionários dos Centros, e dos projetos Projovem e Viva Vida.

Os 15 CRAS da cidade de Londrina estiveram reunidos, durante toda a manhã, para compartilharem suas experiências e discutirem novos procedimentos para a melhoria no atendimento dos Centros. O evento aconteceu na igreja Nova Aliança, localizada na rua Cuiabá, 48, às 8h30.

O prefeito Barbosa Neto iniciou parabenizando a secretária de Assistência Social e sua equipe pelos trabalhos realizados. Ele destacou os desafios e conquistas realizadas na área em sua administração. “Quando assumimos a prefeitura tínhamos um desafio não só de manter a política que já estava colocada, mas, também, implementar e consolidar uma área que já tem uma tradição na cidade. Uma de nossas primeiras ações foi mudar o regimento interno da secretaria, para que fosse possível legitimar a coordenação dos CRAS”, contou.

Entre os demais desafios, Barbosa falou sobre o Recadastramento de aproximadamente 20 mil famílias do cadastro único. “Esta ação resultou em algo inédito, pela primeira vez chegamos nos 80%, um investimento de R$ 500 mil. Nunca economizamos para que a Assistência Social tenha a sua política respeitada e implementada.”Entre os demais desafios, Barbosa falou sobre o Recadastramento de aproximadamente 20 mil famílias do cadastro único. “Esta ação resultou em algo inédito, pela primeira vez chegamos nos 80%, um investimento de R$ 500 mil. Nunca economizamos para que a Assistência Social tenha a sua política respeitada e implementada.”

Barbosa lembrou as ações feitas para a melhoria da Assistência Social. “São quatro CRAS, que já estão em licitação. O Centro de Proteção, que já está em construção e as reformas em cinco Viva Vidas. Para o ano que vem já está garantida a construção do CREAS I, já está em construção o CREAS III, que será municipalizado. Não economizamos nas políticas sociais básicas.”

A secretária de Assistência Social, Jaqueline Marçal, falou sobre a finalidade do encontro. “O primeiro objetivo é a integração dos CRAS, que hoje  pela primeira fez estarão demonstrando as boas práticas. O segundo é criar uma metodologia única a respeito das diferenças regionais, mas que o CRAS tenha um perfil que buscamos. Cada um irá apresentar aquilo que tem de melhor, depois vamos sistematizar e criar uma metodologia para todos os CRAS”, esclareceu.

Jaqueline ressaltou ainda a necessidade da política social fazer história e mudar a vida das pessoas. “Nós temos um planejamento colocado no começo do ano e o prefeito acompanha todo o seu desenvolvimento.Hoje é um dia de consolidação, pois, através das práticas colocadas aqui vamos aplicá-las em janeiro do ano que vem.”

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos