Assistência Social realiza encontro entre os CRAS
Primeiro encontro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) reuniu 180 profissionais
Durante a manhã desta sexta-feira (14) o prefeito Barbosa Neto participou da abertura do primeiro encontro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com o tema “As melhores práticas do CRAS: experiências a serem compartilhadas”. O evento reuniu aproximadamente 180 funcionários dos Centros, e dos projetos Projovem e Viva Vida.
Os 15 CRAS da cidade de Londrina estiveram reunidos, durante toda a manhã, para compartilharem suas experiências e discutirem novos procedimentos para a melhoria no atendimento dos Centros. O evento aconteceu na igreja Nova Aliança, localizada na rua Cuiabá, 48, às 8h30.
O prefeito Barbosa Neto iniciou parabenizando a secretária de Assistência Social e sua equipe pelos trabalhos realizados. Ele destacou os desafios e conquistas realizadas na área em sua administração. “Quando assumimos a prefeitura tínhamos um desafio não só de manter a política que já estava colocada, mas, também, implementar e consolidar uma área que já tem uma tradição na cidade. Uma de nossas primeiras ações foi mudar o regimento interno da secretaria, para que fosse possível legitimar a coordenação dos CRAS”, contou.
Entre os demais desafios, Barbosa falou sobre o Recadastramento de aproximadamente 20 mil famílias do cadastro único. “Esta ação resultou em algo inédito, pela primeira vez chegamos nos 80%, um investimento de R$ 500 mil. Nunca economizamos para que a Assistência Social tenha a sua política respeitada e implementada.”
Barbosa lembrou as ações feitas para a melhoria da Assistência Social. “São quatro CRAS, que já estão em licitação. O Centro de Proteção, que já está em construção e as reformas em cinco Viva Vidas. Para o ano que vem já está garantida a construção do CREAS I, já está em construção o CREAS III, que será municipalizado. Não economizamos nas políticas sociais básicas.”
A secretária de Assistência Social, Jaqueline Marçal, falou sobre a finalidade do encontro. “O primeiro objetivo é a integração dos CRAS, que hoje pela primeira fez estarão demonstrando as boas práticas. O segundo é criar uma metodologia única a respeito das diferenças regionais, mas que o CRAS tenha um perfil que buscamos. Cada um irá apresentar aquilo que tem de melhor, depois vamos sistematizar e criar uma metodologia para todos os CRAS”, esclareceu.
Jaqueline ressaltou ainda a necessidade da política social fazer história e mudar a vida das pessoas. “Nós temos um planejamento colocado no começo do ano e o prefeito acompanha todo o seu desenvolvimento.Hoje é um dia de consolidação, pois, através das práticas colocadas aqui vamos aplicá-las em janeiro do ano que vem.”
Fotos: Luiz Jacobs